Vídeo capta momento exato de desabamento de montanha nas Dolomitas na Itália

0

As Dolomitas é uma cordilheira localizada na Itália e faz parte dos famosos Alpes italianos. Suas belas montanhas chamam a atenção de turistas que buscam a região para descansar ou para praticar atividades como trekking, montanhismo e escalada. O conjunto de montanhas que passa por cinco províncias é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO.

A nuvem de poeira tomou conta do vale.

No entanto, o que chamou a atenção dos moradores e visitantes dessa região na última semana foi um grande desmoronamento. Em 09/10 uma coluna desabou da Punta dei Ross na parede sul da Croda Marcora (3.154 m), formando uma avalanche de rocha, terra e poeira.

No vídeo gravado pelo prefeito Emanele Compagno  de um vilarejo próximo é possível ver o exato momento em que a torre à direita do cume da montanha desliza rumo ao vale. Trata-se de uma torre com cerca de 200 metros de altura.

Acredita-se que o desabamento tenha sido causado devido a ruptura de um sistema de fendas. A face sul das montanhas das Dolomitas sofrem mais com as intempéries do tempo e os congelamentos no inverno ajudam no processo de fraturação da rocha. Com o derretimento do gelo, as rochas da montanha perdem a sustentação e caiem seguindo as leis da gravidade.

O professor austríaco e guia de montanha certificado pela IFMGA, Jan Beutel , aponta que há chances da montanha continuar caindo, uma vez que há outros sistemas de fendas em colapso como esse que sustentava a torre que caiu.

Ninguém ficou ferido durante o desabamento e a avalanche parou antes de atingir a estrada ou a pequena vila de Chiapuzza. No entanto, Bombeiros e técnicos farão estudos para constatar se ainda a riscos de novos deslizamentos. Assim, eles pedem também que ninguém visite a área no momento devido a instabilidade.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário