No último final de domingo 30/05, um homem de 34 anos se perdeu na Pedra da Mina, localizada na Serra Fina em Minas Gerais. Ele havia entrado sem autorização na trilha que está fechada para a visitação devido ao plano de recuperação da montanha para os danos sofridos no incêndio ocorrido em 2020. O praticante de trekking foi localizado pela equipe do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de São Lourenço que iniciou o resgate.
As buscas pelo trekker começaram ainda no final da tarde de domingo pela trilha do Paiolinho em Passa Quatro. Os três bombeiros que estavam na busca precisaram pernoitar na montanha devido às condições climática. As buscas foram reiniciadas às 4 da manhã, no entanto o montanhista só foi encontrado por volta das 15 horas. Devido às condições climáticas não foi possível fazer a remoção via helicóptero. A equipe levou cerca de 16 horas para descer a montanha com a vítima.
De acordo com a publicação da Associação dos Proprietários da Serra Fina (APSF), o montanhista foi avisado sobre as condições desfavoráveis do clima e da proibição de acesso. Ainda assim entrou na área da Pedra da Mina. Ele foi encontrado próximo a região onde houve o incêndio e as trilhas desapareceram.
O montanhista deverá responder por crime ambiental por entrar na montanha que está fechada e desrespeitar os decretos municipais.