Você conhece as 7 Chapadas brasileiras?

0

O Brasil é um país gigante em extensão e belas paisagens com diferentes formações de relevo. Entre elas está as Chapadas, que é caracterizadas por uma extensa área plana no alto de serras. Elas se assemelham muito ao formato de mesas e normalmente possuem inúmeras atrações naturais como rios, cachoeiras, bem como uma rica diversidade biológica.

As Chapadas também funcionam como fronteira natural de biomas e possuem grande potencial para o turismo devido as suas riquezas naturais e belezas.  Também é comum haver esportes de aventura como escalada, trekking, ciclismo, entre outros nesses locais.

1- Chapada dos Veadeiros – Goiás.

Esta é uma das Chapadas mais conhecidas do país e está localizada entre os municípios de São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante, e a poucas horas de Brasília. Além da fauna e flora, ela abriga uma grande quantidade de cachoeiras e rios de água cristalina. Lá também está localizado o Vale da Lua e o Jardim de Maytrea, duas atrações que despertam o interesse de milhares de turistas todos os anos pela sua beleza ímpar.

Por ser uma região de transição entre o cerrado e a caatinga, o clima é quente e seco. No entanto, a visitação durante os meses chuvosos que vão de outubro a março, deve ser acompanhada de muita cautela, uma vez que é comum ocorrer cabeças d’àgua na região.

Formações do Vale da Lua.

2- Chapada da Diamantina – Bahia.

Essa chapada é famosa pelo roteiro de trekking do Vale do Pati, no entanto essa não é a única atração. Ela também abriga o Morro do Pai Inácio, o Vale do Cercado, o Morro do Camelo além dos poços de água cristalina e cachoeiras estonteantes como os poços da Gruta da Pratinha, o Poço Encantado, a Gruta Torrinha e a Cachoeira da Fumaça.

Mirante natural do Vale do Pati

As cidades bases para conhecer a Chapada da Diamantina são Lençóis (que está a 5 horas de viagem de Salvador), Vale do Capão, Palmeiras, Andaraí, Igatu e Guiné. A visitação ocorre durante o ano todo, no entanto entre os meses de novembro e janeiro é comum haver tempestades que deixam as trilhas com lamaçais e aumenta o risco de cabeças d’água.

3- Chapada das Mesas – Maranhão.

Localizada próxima a divisa do Maranhão com Tocantins, o potencial turístico dessa chapada foi descoberto recentemente pelos turistas brasileiros. Lá estão atrações como o Morro do Chapéu, a Cachoeira do Santuário e o Encanto Azul bem como o Portal da Chapada.

Para acessar as atrações dessa chapada é necessário chegar até as cidades Carolina e Riachão, que por sua vez estão próximas a Araguaína (TO) e Imperatriz (MA). O período ideal de visitação é entre maio e setembro, uma vez que nos meses de verão há muitas chuvas.

Morro do Chapéu

4- Chapada dos Guimarães – Mato Grosso.

 Localizada a apenas 75km de Cuiabá, essa chapada pode ser visitada em um final de semana. A Cascata Véu da Noiva com 86 metros de altura é uma das principais atrações. Todavia, ela também abriga a Cachoeira da Martinha, o Morro de São Jerônimo e a Caverna Aroe-Jari, com a bela Lagoa Azul em seu interior.

Para chegar a Chapada é possível pegar um ônibus em Cuiabá ou mesmo fazer o trajeto de carro. Pode-se visitar o local o ano inteiro, no entanto nas épocas chuvosas (dezembro a fevereiro) alguns passeios podem ser interrompidos.

Cascata Véu da Noiva

5 – Chapada do Araripe – Ceará

Apesar de pouco conhecida a Chapada do Araripe é um paraíso para quem é apaixonado por caminhadas e cicloturismo. Ela também abriga um importante sítio arqueológico e é considerada o pulmão do nordeste graças a sua vasta vegetação, como a Floresta do Araripe.

Esta chapada fica a cerca de uma hora de Juazeiro no Norte e pode ser visitada o ano todo, no entanto nos meses de verão o calor é intenso.

Serra do Araripe

6 – Chapada dos Parecis – Mato Grosso.

 Os Parecis estão localizados próximo a fronteira com a Bolívia e é uma região habitada por povos indígenas. Assim, além de visitar as belezas naturais do local, os turistas também podem ter contato com a cultura indígena. Entre as atrações naturais estão a Cidade de Pedra, o Rio Verde, as cachoeiras gigantes de Salto Belo e Salto Utiariti. Dependendo da época do ano também é possível apreciar as plantações de Girassóis e Algodão.

A cidade base para visitar essa chapada é Campo Novo do Parecis, cerca de 400km de Cuiabá e ela também pode ser visitada em qualquer época do ano.

Chapada dos Parecis.

7- Chapada do Guarani – São Paulo.

A pouco mais de 300 km da maior cidade do país também existe uma Chapada que é um verdadeiro refúgio para quem leva uma vida agitada na cidade e também para quem ama esportes da aventura. A Chapada do Guarani recebe esse nome pois está sob o aquífero de mesmo nome. O Morro do Cuscuzeiro é uma das principais atrações da região que também abriga rios e cachoeiras como a da  Bocaina e o Salto Major Levy.

A cidade base pode ser Analândia (com o Parque Ecológico da Ponte Amarela) ou São Pedro ou Brotas. Todas possuem fácil acesso desde São Paulo. Os meses de janeiro e fevereiro são muito chuvosos na região e por isso a visitação não é recomendado. Já nos meses de junho a agosto é necessário estar preparado para o frio na região;

Morro dos Cuscuzeiro

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário