Quando aposentar sua cadeirinha? - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Como conservar sua cadeirinha

Quando aposentar sua cadeirinha?


Categoria: Equipamentos

Equipamento de escalada precisa estar em ótima forma, já que sua vida depende dele. Aqui, damos algumas dicas de como cuidar da sua cadeirinha, e como saber se já é hora de aposentá-la e também como aumentar sua vida útil.

(com informações do site Rock & Ice)
 
O belay loop é forte?
 
De acordo com as instruções que acompanham as cadeirinhas da marca norte-americana Black Diamond, um belay loop aguenta até 15kN (1529 kgf ) de força. O teste da CE (Conformité Europèene, entidade que regula o comércio de produtos na Europa) é um pouco complicado para explicar, mas basicamente o loop precisa aguentar uma pressão de 15kN por três minutos para ser aprovado.
 
Informações do teste realizado pela Black Diamond mostram belay loops que aguentam até 2651 kgf, com uma média de 2243 kgf - os belay loops de outras marcas têm resultados parecidos.
 
Quanto tempo dura uma cadeirinha?
 
Cuidado e Manutenção:
 
- Sua cadeirinha pode ser lavada na máquina, no ciclo delicado, com sabão neutro, sem alvejante. Quando sua cadeirinha se molhar, pendure-a na sombra para que ela seque completamente, fora da luz do sol, antes de guardá-la.
- Cadeirinhas não devem entrar em contato com substâncias corrosivas, como ácido de baterias, solventes, gasolina ou alvejantes.
- Não deixe sua cadeirinha de escalada exposta a temperaturas extremas (maiores do que 60º C ou menores do que -62º C)
- Não costure, re-costure, queime ou puxe fios soltos, não ponha alvejante no tecido, não lixe fivelas nem faça nenhuma alteração ou modificação à sua cadeirinha.
 
Armazenamento e transporte:
 
- Nunca guarde uma cadeirinha de escalada úmida ou molhada.
- Guarde todo o seu equipamento em um ambiente seco e limpo, longe da luz solar e de fontes de calor.
- Mantenha sua cadeirinha e equipamentos de escalada longe de roedores, insetos e animais de estimação.
- O nylon que compõe sua cadeirinha se estraga e apodrece com o tempo se não for mantido longe da umidade, longe da luz solar, temperaturas extremas e outros agentes nocivos. 
- Com uso e cuidados apropriados, a expectativa de vida de uma cadeirinha é de aproximadamente três anos. Ela pode durar mais ou menos de acordo com a frequência e as condições de uso.
 
Fatores que reduzem a expectativa de vida da cadeirinha:
 
- Quedas
- Cortes, rasgos
- Calor demasiado
- Luz do sol
- Exposição a agentes corrosivos
 
Inspeção e aposentadoria:
 
Inspecione sua cadeirinha para checar sinais de estrago antes e depois de cada uso. É vital que sua cadeiriinha sempre esteja em boas condições. Uma cadeirinha estragada deve ser aposentada imediatamente.
 
Aposente a cadeirinha imediatamente se:
 
- Houver qualquer tipo de furo ou rasgo no tecido
- O tecido estiver queimado ou derretido
- Houver sinais de abrasão ou desfiamento no tecido
- Uma das presilhas estiver rachada, enferrujada, corroída, estragada ou deformada.
- O tecido estiver desbotado, devido à exposição à luz solar
 
Se uma cadeirinha sofrer uma queda grave, mas não está visivelmente estragada, mesmo assim pode ser hora de aposentá-la. Se você tiver qualquer dúvida sobre se pode ou não confiar na cadeirinha, aposente-a e arranje uma nova.
 
Sempre que você aposentar determinado equipamento por questões de segurança, convém destruí-lo, para prevenir que seja usado no futuro.
 
Cadeirinhas e belay loops são construídos para serem muito fortes, mas não podemos esquecer que equipamentos se deterioram com o tempo e o uso. Todo escalador é responsável por saber as condições e a história de seu equipamento, e agir de acordo. 
 
Equipamentos que já foram muito usados, sofreram quedas graves, ou enfrentaram situações extremas são fortes candidatos à aposentadoria. Melhor pecar pela segurança do que estar a vários metros de altura pensando "hmmm, será que este mosquetão foi aquele que caiu na minha última trip?", ou "Espero que minha cadeirinha aguente o tombo que eu vou tomar agora"...
 
Mais do que apenas saber quando aposentar, este artigo também serve para você saber como conservar sua cadeirinha de escalada.
 
Não vale a pena ficar na dúvida!
 
VEJA MAIS
 



Publicidade:


Serviços Especializados


Rumos Navegação em Montanhas

Publicidade

Publicidade