Amor à Vida

0

Retorno a Galápagos, local de meu comentário anterior. Nele escrevi sobre uma espécie que foi extinta a partir da morte de seu último representante, mantido em cativeiro por quase meio século. Descrevo agora outras mortes, de nenhuma forma naturais, que acontecem com várias das espécies nada turísticas do arquipélago.

Em Galápagos, os ovos das tartarugas são incubados na Estação Darwin, para protegê-los dos predadores. Dentre os animais mais nocivos ao meio ambiente estão as cabras, conhecidas desde antes de Darwin. Em Isabela, ilha que abriga o maior vulcão do arquipélago, as fêmeas são atraídas pelo macho e, ao saírem no campo limpo, são abatidas por um atirador que as sobrevoa de helicóptero. Num bom dia de caça, trezentas delas podem ser mortas (reproduzi aqui um relato oral).

Tartaruga Gigante de Galápagos, Equador

Mas, na pequena Ilha de Santiago, inversamente, fêmeas são impregnadas por hormônios capazes de atrair os machos. Estes são então dizimados por atiradores, alertados pelos sinais de rádio das coleiras nelas colocadas. Elas são evidentemente preservadas para o próximo morticínio. Em Santiago são ainda exterminados os macacos e na vizinha ilha de Bartolomé, os ratos.

Ave no Cacto, Galápagos, Equador

Enquanto isso, devido ao pleno emprego e à vida segura, há quarenta anos a população de Galápagos cresce explosivamente entre 5 e 6% ao ano – eram 4 mil em meados da década de 1970 e não tardará a serem 40 mil, antes do fim desta década. Não tem havido muito controle quanto ao aumento da população ou à construção de moradias.

Leões Marinhos, Galápagos, Equador

Por outro lado, a visitação a Galápagos dobra a cada dez anos. Lembro-me de um relato onde se comentava que saía um só barco de turistas por semana. O número de visitantes está se avizinhando de 200 mil anualmente (se é que não ultrapassou). Isto provavelmente representa quase três mil pessoas caminhando ou mergulhando pelo arquipélago a cada dia do ano (lá o turismo não é sazonal).

Piqueiros de Patas Azuis, Galápagos, Equador

Como comparação, Fernando de Noronha – com área terrestre trezentas vezes menor e marinha mil vezes menor – é visitado por pouco mais de 50 mil turistas/ano. Mas nele residem apenas três mil pessoas. As mulheres grávidas só podem ter os filhos no continente. A estes é permitido residir na ilha, porém seus filhos devem emigrar, só retornando após o falecimento dos pais.

Fragata Macho de Galápagos

Naturalmente, os humanos de Galápagos são considerados muito menos nocivos à natureza do que as cabras, os cães e os cavalos. Lembrei-me então daquele comentário que fez Leonardo da Vinci: Chegará o dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime cometido contra um animal será considerado como um crime cometido contra a humanidade.

Iguana de Galápagos

Compartilhar

Sobre o autor

Nasci no Rio, vivo em São Paulo, mas meu lugar é em Minas. Fui casado algumas vezes e quase nunca fiquei solteiro. Meus três filhos vieram do primeiro casamento. Estudei engenharia e depois administração, e percebi que nenhuma delas seria o meu destino. Mas esta segunda carreira trouxe boa recompensa, então não a abandonei. Até que um dia, resultado do acaso e da curiosidade, encontrei na natureza a minha vocação. E, nela, de início principalmente as montanhas. Hoje, elas são acompanhadas por um grande interesse pelos ambientes naturais. Então, acho que me transformei naquela figura antiga e genérica do naturalista.

Comments are closed.