Manaslu: João Garcia parte terça feira para o Nepal - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Pode ser o 12º 8.000!

Manaslu: João Garcia parte terça feira para o Nepal

O alpinista português João Garcia inicia na próxima semana sua nova expedição, desta vez ao Manaslu, de 8.163 metros de altitude, no Nepal.

Fonte:

O programa do alpinista português prevê o final da expedição para meados de maio e, caso seja bem sucedido, terá conseguido chegar ao seu 12.º cume de uma montanha com mais de 8.000 metros.

A partida para o Nepal ocorrerá na próxima terça-feira, dia 3 de março, e a expedição integra o projeto ´À conquista dos Picos do Mundo´, que visa atingir o cume das 14 maiores montanhas do Mundo, com mais de 8.000 metros, sem recorrer a oxigênio artificial.

Poucos alpinistas em todo o Mundo conseguiram realizar esta façanha. Falta ainda a João Garcia, além do Manaslu, o Nanga Parbat e o Annapurna, todas montanhas consideradas de dificuldade alta.

Além de João Garcia, farão também parte da expedição o alpinista Jean Luc Fohal (Belga) e o alpinista e operador de câmara Johan Perrier (Francês), ambos já conhecidos de João Garcia de outras expedições. No acampamento base, a expedição contará com a participação de Vitor Baia que estará encarregado das comunicações e da meteorologia.

Estudo Científico

Nas suas expedições João Garcia procura, sempre que possível, colaborar em projetos científico ou humanitários.

Nesta expedição ele será alvo de um estudo a ser realizado pelo Professor Doutor Fernando M. Duarte Pereira, Docente doutorado em Fisiologia do Exercício na Faculdade de Motricidade Humana. Esse estudo consiste na avaliação da sua performance, dispêndio energético, economia, repercussão fisiológica, antes, durante e após a expedição a "alta altitude".

Manaslu

O Manaslu é a oitava montanha mais alta do mundo, e está localizada na cordilheira do Himalaia. Seu nome deriva da palavra Manasa, que em sânscrito significa "a montanha do espírito".

O Manaslu foi escalado primeiramente em 9 de Maio de 1956, por Toshio Imanishi e Gyalzen Norbu, membros de uma expedição japonesa. A partir daí, mais de cinquenta anos após a primeira ascensão, o Manaslu continua relativamente pouco escalado, quando comparado aos seus irmãos de 8 mil.

Até agora, pouco mais de 250 alpinistas conseguiram chegar ao seu topo, o que prova a grande dificuldade desta escalada, mesmo quando tentadas pelas vias mais clássicas.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade