Montanhistas em busca da câmera de Mallory e Irvine - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
A polêmica continua

Montanhistas em busca da câmera de Mallory e Irvine

A câmera fotográfica levada pelos britânicos na sua fatídica tentativa de escalar o Everest em 1924, até hoje não foi encontrada e poderia encerrar a polêmica sobre quem conquistou a montanha.

Fonte: Denver Post

George Mallory e Andrew Irvine eram integrantes de uma expedição britânica com o objetivo de conquistar a montanha mais alta do mundo. Ambos partiram para o ataque ao cume e nunca mais retornaram. Ao longo dos anos, inúmeras expedições vasculharam as encostas da montanha em busca de seus corpos. Somente em 1999 um grupo de escaladores localizou o corpo de Mallory, porém os restos de Irvine e a câmera permanecem desaparecidos.

O cume do Everest permaneceu intocado até a escalada de Hillary e Norgay, em 1953. Mas algumas dúvidas permanecem: terá Mallory alcançado o cume antes de falecer? Muitas pessoas acreditam que sim, e a câmera Kodak Vest Pocket desaparecida poderia conter imagens que provam o feito. A sua procura já foi descrita como a busca pelo “Santo Graal” do montanhismo.

Agora, mais dois montanhistas pretendem partir em busca de Irvine, e um deles acredita saber onde o corpo está. Os dois escaladores são o norte-americano Eric Meyer e Sherpa Chhiring Dorje. Ambos estavam no K2 durante a tragédia do último ano, e também já fizeram cume no Everest antes, sendo que Chhiring esteve lá 10 vezes! Seus planos são retornar à montanha mais uma vez, para procurar pelo corpo desaparecido, e claro, pela câmera.

Chhiring acredita ter visto os restos de Irvine a cerca de 8.500 metros de altitude, quando escalava o Everest em 1995. Somente mais tarde, após refletir sobre o assunto e pesquisar mais sobre a expedição de Mallory, que as peças do quebra-cabeça começaram a se juntar.

Porém, a dupla enfrenta problemas com patrocínio. Sua intenção original era realizar a busca na última primavera do hemisfério norte, mas teve de ser adiada pela desistência de um patrocinador.

Fonte: Denver Post , , , ,

Publicidade:


Publicidade

Publicidade