Imensa Avalanche mata 9 na França e deixa desaparecidos

0

Uma avalanche de grandes proporções aconteceu à meia noite da quinta feira (horário de Brasília) no Mont Maudit, no maciço do Mont Blanc na França. As autoridades francesas dizem que das vítimas fatais, haviam dois alemães, dois espanhóis e dois suíços, além de britânicos e sérbios. Ainda não se sabe exatamente quantos desaparecidos ainda estão lá e ainda é possível resgatar pessoas com vida.

Entre os mais afetados havia um grupo de 30 alpinistas que foi pego em cheio pela avalanches. Segundo integrantes do próprio grupo, 5 deles saíram ilesos, 9 ficaram feridos e vários ainda estão desaparecidos.

O pedido de socorro foi dado meia hora após a avalanche ter acontecido via celular por uma das vítimas.

O Mont Maudit 4460m faz parte da segunda via de acesso mais freqüentada no Mont Blanc durante o verão. Centenas de pessoas chegam a percorrer esta rota em um só dia.

Segundo o grupo de Gendarmeria de Chamonix, uma das maiores dificuldades das tentativas de resgate é, além do frio e neve, a altitude superior a 4000m que dificulta o sobrevôo de aeronaves.

A última avalanche de tais proporções ocorreu em agosto de 2008 quando oito alpinistas perderam a vida no Mont Blanc du Tacul, outro sub-cume do maciço.

Mesmo com um eficiente sistema de previsão meteorológica e previsão de avalanches de neve, a origem desta avalanche é ainda desconhecida. Os locais acreditam que um aumento brusco de temperatura após o acúmulo de neve na última segunda e terça feira, pode ter desencadeado esta forte avalanche.

Leia mais:

Mont Blanc no Rumos

Avalanche no Mont Blanc du Tacul em 2008

Entenda as avalanches

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário