Pelo menos 20 mortos em tempestade de neve e avalanche no Himalaia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Região do Annapurna

Pelo menos 20 mortos em tempestade de neve e avalanche no Himalaia

Pelo menos 20 pessoas, montanhistas, trekkers e guias, morreram na sequência de uma avalanche e de uma forte tempestade de neve que assolou na terça-feira os Himalaias, na zona central do Nepal, informaram hoje as autoridades locais.

Fonte: EFE

Algumas destas vítimas mortais integravam um grupo que foi apanhado por uma forte queda de neve quando regressava de Thorung La, uma das passagens do reconhecido circuito de Annapurna, um dos trekkings mais famosos do mundo, no distrito de Mustang (na zona central do Nepal).
 
O mau tempo que afetou a região foi uma consequência do ciclone Hudhud, que atingiu a costa leste da vizinha Índia durante o fim de semana.
 
As condições meteorológicas melhoraram hoje nos remotos distritos de Mustang e de Manang (também localizado na região de Annapurna) e as equipes de socorro estão tentando restabelecer o contato com mais de uma centena de pessoas que estão em zonas de difícil acesso.
 
As equipes de socorro conseguiram recuperar o contato com 27 montanhistas, no entanto constam nos registos das autoridades 168 montanhistas estrangeiros.
 
De acordo com um responsável da polícia local, 12 corpos (dois israelenses, um polonês, um vietnamita e oito guias e montanhistas nepaleses) foram encontrados debaixo de uma espessa camada de neve em Mustang.
 
"A queda de neve foi muito significativa", afirmou Ganesh Rai, responsável pela coordenação das operações de salvamento.
 
As equipes de socorro, apoiadas por helicópteros alugados pelas agências de caminhadas e de montanhismo e por um helicóptero do exército nepalês, também encontraram cinco corpos no distrito de Manang, onde foi registada uma avalanche.
 
"Um helicóptero avistou os corpos de cinco pessoas, quatro canadenses e um indiano, mortos numa avalanche", acrescentou Ganesh Rai.
 
Milhares de pessoas visitam anualmente a região de Annapurna durante o mês de outubro, a época considerada mais favorável para a realização dos trilhos.
 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade