Andinista polonês desaparece no Ojos del Salado

0

Há cerca de 5 dias, o alpinista polonês Grzegorz Kostyra, de 43 anos, desapareceu na região do ojos del Salado, mais alto vulcão do mundo.


As buscas foram retomada nesta segunda feira, no vulcão Ojos del Salado, no Atacama. Segundo as informações, o alpinista polonês estava na montanha acompanhado de outros 2 alpinistas também poloneses.

As buscas foram iniciadas cerca de 24 horas após o desaparecimento, pois seus companheiros de escalada não avisaram as autoridades no mesmo dia.

É também prevista a participação de pessoal especializado em operações de busca de pessoas perdidas em alta montanha (GOPE). Este grupo já realizou operações intensivas na quinta-feira, porém sem resultados.

O Ojos del Salado é um vulcão com 6.893 metros de altitude, considerado o mais alto vulcão do mundo. É também a segunda mais alta montanha da América do Sul e está localizado numa região bastante selvagem e muito pouco explorada da fronteira entre Argentina e Chile, cerca de 600 km a norte do Aconcágua, ponto mais alto dos Andes.

Apesar do difícil acesso e de sua altitude, é considerada uma montanha relativamente fácil, quando comparada a outras de altitude semelhante.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário