Caso de Febre Amarela no Parque Nacional do Itatiaia

0

A gerência do Parque Nacional do Itatiaia (PNI), importante Unidade de Conservação localizada na divisa de Minas Gerais e Rio de Janeiro na Serra da Mantiqueira, notificou os visitantes sobre um caso de Febre Amarela em seu interior.

De acordo com o ICMbio, instituição que administra os parques nacionais brasileiros, foi encontrado no interior do PNI um Macaco Prego morto com a doença. Os primatas não são vetores da enfermidade e sua população é a primeira a sentir quando há um surto, por isso são tão vítimas quanto os humanos. Vale ressaltar que o transmissor da doença é o mosquito  Aedes aegypti, o mesmo que também transmite a Dengue.

Desta forma, o Parque está reforçando as ações de prevenção e informação e, a partir de 03 de março de 2018, os visitantes precisarão assinar o Termo de Risco Febre Amarela.

Placa na entrada do Parque Nacional do Itatiaia.

Essa informação faz com que seja extremamente recomendável a adoção de medidas de prevenção para a prática de montanhismo em Itatiaia (e outros locais onde já foram confirmados os casos de febre amarela), como a vacinação e uso de repelentes.

No interior do  estão algumas das montanhas mais importantes do Brasil, como o Pico das Agulhas Negras e as prateleiras e o local é muito frequentado por montanhistas, escaladores e trekkers.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário