Nirmal Purja completa a escalada do Monte Manaslu. Falta apenas uma agora!

0

Nirmal se preparando para escalar o Manaslu

O Alpinista Nirmal Nims Purja completou a escalada do Manaslu, a sua 13º montanha de oito mil metros nesta manhã. Com esse feito, falta apenas uma montanha para ele finalizar em tempo recorde o desafio de escalar todas as montanhas mais altas do planeta.

Por volta das 7h50 no horário local, Nims e sua equipe chegaram ao topo do Monte Manaslu, na China. Com 8.163 metros de altitude, essa é considerada a oitava maior montanha do mundo. De acordo com Tashi Lakpa Sherpa, da Trek Seven Summits, eles estão em segurança e retornando para o acampamento base.

Nims e seu parceiro no Cho Oyu

Purja tem origem Sherpa, mas durante a sua vida trabalhou na elite do exercito britânico até deixar tudo para se tornar alpinista.  Esse ano ele lançou o Project Possible 14/7 com o objetivo de escalar todas as montanhas acima de oito mil metros em apenas 7 meses. Até agora já se passaram 158 dias.

A próxima montanha que ele deve escalar é o Monte Shishapangma, porém ainda não há definição se o governo chinês autorizará a entrada nessa montanha. Para concluir o seu projeto e ser o homem mais rápido a escalar os 14 oito mil, Purja precisa chegar ao cume dessa última montanha até o mês de novembro.

Fixando cordas no Cho Oyu

O alpinista esta fazendo apelos em suas redes sociais e tentando uma permissão especial para escalar essa montanha. “O Shishapangma foi fechado nesta temporada pelo governo chinês. Espero que eles me permitam escalar pela boa fé e pelo reconhecimento do esforço humano. Neste momento, não tenho ideia do que devo fazer. Se alguém puder me ajudar nesse assunto, ficaria agradecido”, postou Nims em seu twitter.

O recorde atual é de sete anos, 10 meses e seis dias pelo alpinista coreano Kim Chang-ho em 2013. Seguido pelo polonês Jerzy Kukuczka, que concluiu o projeto em sete anos e 11 meses em 1987.

Entre os alpinistas brasileiros que buscam concluir a escalada das montanhas mais altas do mundo, lideram Waldemar Niclevicz com sete dessas montanhas escaladas e Cleonice Pacheco Weidlich que alega ter escalado oito dessas montanhas.

Nirmal Purja no Cho Oyu

Confira as datas de cada cume do Alpinista Sherpa Nirmal Purja:
  1. Monte Manaslu – 27 de setembro
  2. Cho Oyu – 23 de setembro
  3. Broad Peak – 26 de julho
  4. Monte K2 – 24 de julho
  5. Gasherbrum II – 18 de julho
  6. Gasherbrum I – 15 de julho
  7. Nanga Parbat – 03 de julho
  8. Monte Makalu – 24 de maio
  9. Monte Everest – 22 de maio
  10. Monte Lhotse – 22 de maio
  11. Monte Kanchenjunga – 15 de maio
  12. Monte Dhaulagiri – 12 de maio
  13. Monte Annapurna – 23 de abril
Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário