Por que o solado de uma bota descola mesmo sem uso?

2

Muitas pessoas já se passaram por esta situação. Deixaram uma bota de trekking guardada e quando foram usar, o solado esfarelou e se soltou. Por que acontece isso?

Por Pedro Hauck

Descolamento do solado de bota por Hidrólise. Foto de José Maria. Fonte Mochileiros.com

_ Era uma bota nova!

_ Usei uma única vez! 

Quantas e quantas vezes já escutei reclamação de pessoas sobre o descolamento do solado de botas!

Tenho que dar razão sobre o fato da bota perder o solado, mesmo tendo sido usada poucas vezes, pois é exatamente que causa o descolamento. Este fenômeno não é exclusivo de botas, mas sim de qualquer calçado e se chama Hidrólise de Poliuretano.

Hidrólise é uma reação química de quebra de ligação química de uma molécula com a adição de uma molécula de água. O Poliuretano é um polímero que compreende uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas. É amplamente usado em espumas rígidas e flexíveis, em elastômeros duráveis e em adesivos de alto desempenho, em selantes, em fibras, vedações, gaxetas, preservativos, carpetes, peças de plástico rígido e tintas.

Em algumas botas mais baratas, o solado inteiro é feito de poliuretano. Em botas de montanhismo e trekking este material não é utilizado, mas mesmo assim há descolamento da sola por falta de uso e isso ocorre pois o poliuretano é utilizado na cola da borracha da bota.

Descolamento do solado de bota por Hidrólise. Foto de José Maria. Fonte Mochileiros.com

A única maneira de evitar que a hidrólise do Poliuretano descole o solado de sua bota é usa-la com alguma frequência. O ideal é usar a bota pelo menos 3 vezes ao mês.

Se você teve uma bota que sofreu este processo fique tranquilo. É possível ressolar sua bota e pode-la usar em uma trilha desafiadora. Em fábricas de botas é possível ressolar através do processo de vulcanização. No Brasil, é possível ressolar sua bota pelo processo de vulcanização através da fábrica das Botas Vento através deste link.

Ressola feita por sapateiros comuns, através de cola e costura não é recomendada se sua intensão é utilizar a bota em trilhas com lama e chuva, pois nestas condições ela voltará a soltar.

Se você se interessa sobre este assunto, abaixo o empresário Fábio Monroe, diretor da Marca de botas de Trekking Vento, comenta com propriedade e mostrando casos reais de Hidrólise em Poliuretano.

Veja mais:

:: Devo comprar bota um numero maior?

:: Escolhendo seu calçado para a montanha

:: Botas de trekking femininas – Loja AltaMontanha

:: Botas de trekking masculinas – Loja AltaMontanha

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

2 Comentários

  1. Avatar

    Tenho uma bota The North Face que após 500 km e 4 anos aconteceu isso.
    Normal ocorrer hidrólise após tão pouco tempo?

    Tinha uma Salomon que demorou 10 anos pra acontecer isso.

  2. Avatar
    Helton P F Leite em

    Isto aconteceu com um tênis Five Ten Camp Four com menos de um ano de uso e não sei quantos de estoque na loja.
    Talvez botas e tênis devessem vir com data de fabricação e tempo de vencimento.
    Impossível se prevenir quanto a isto, não sabemos quanto tempo as botas ou tênis ficaram estocados.

Deixe seu comentário