Quatro Mil dos Alpes, novo projeto de Waldemar Niclevicz

0

O montanhista paranaense Waldemar Niclevicz acaba de lançar um novo projeto: Escalar todas as montanhas acima de 4 mil metros dos Alpes!

Waldemar Niclevicz é um dos mais conhecidos e reconhecidos montanhistas brasileiros. Foi o primeiro a escalar o Everest (junto com Mozart Catão em 1995), o único a escalar o K2 e tem ainda no curriculum outras 5 montanhas de 8 mil metros e 31 montanhas andinas com mais de 6 mil metros.

Completando 30 anos dedicados ao montanhismo, o paranaense divulga seu próximo projeto: Escalar todas as montanhas acima de 4 mil metros dos Alpes. Um grand Slam do montanhismo com 82 picos!
Leia abaixo na íntegra a divulgação de mais este grande projeto de Waldemar:

Niclevicz durante a escalada do Salcantay Peru em 2016.

Para mim a vida é um constante momento de reflexão, afinal, a montanha sempre me leva a uma introspecção, a uma busca de mim mesmo, a um encontro com Deus!

Escalada do Fitz Roy em 2016

Confesso que a escalada do Fitz Roy e a do Salcantay em 2016, e a do Puntiagudo em 2017, bateram mais fundo no meu coração! E isso não foi apenas em razão desses lugares serem únicos e dos queridos amigos que estiveram comigo nestas montanhas, mas especialmente em razão da percepção de que o tempo passa, e rápido!

Nestes últimos dois anos cruzei a barreira de meio século de vida! Tive o meu primeiro filho! Ultrapassei o número de 1000 palestras realizadas e de 200 montanhas escaladas! Publiquei minha autobiografia fotográfica e vi se aproximar uma data marcante, o aniversário dos 30 anos da minha primeira grande escalada, a do Aconcágua, realizada em 18 de fevereiro de 1988, data que desde então considero o início da minha carreira profissional de alpinista.Trinta anos escalando grandes montanhas! Como não ser grato aos amigos que dividiram tantos momentos inesquecíveis comigo, a tanta contemplação, a tanta emoção vivida nas alturas!

Cada ciclo que se encerra, é um novo começo! Que estes 52 anos de vida, estes 30 anos de montanha, me levem cada vez mais longe, cada vez mais alto!

Waldemar e eu filho Nicolau no Marumbi.

Por isso, quero que 2018 seja um ano especial. Já estou vendo o meu filho dar seus primeiros passos e falar suas primeiras palavras, além de se maravilhar com a floresta, os bichos, as montanhas! Vocês precisam ver quando ele acorda de manhã lá no Marumbi, é o seu sorriso que me convida a sair fora de casa e ir dar bom dia para a natureza!

Mas, se foi a montanha que me deu tudo, como não me voltar a ela e celebrar a minha gratidão com novas escaladas? Como não colocar um novo desafio na minha vida para renovar o meu entusiasmo?

Decidi então retirar da gaveta um sonho antigo, um projeto que havia colocado no papel em 2002, e que agora se encaixa perfeitamente com as minhas expectativas: a escalada de todos os picos dos Alpes Europeus com mais de quatro mil metros de altitude, um total de 82, em 120 dias!

Como assim, escalar 82 montanhas em 120 dias? Isso mesmo!

Nos Alpes Europeus existem 82 picos que superam os 4.000m de altitude, espalhados entre a Itália, França e Suíça. Cerca de 50 pessoas já escalaram todos, mas apenas quatro realizaram a empreitada em menos de um ano.
Minha ideia não é bater nenhum recorde, mas registrar a expedição numa série de reportagens, fotos e vídeos, mostrando a beleza do esporte e a conexão do homem com a natureza, sempre com o foco na essência do alpinismo: a intrínseca relação do homem com a montanha, o companheirismo, a contemplação, a superação, a cultura e a história dos Alpes.

Estou dividindo o meu tempo entre a busca de patrocinadores e um treinamento intensivo nas montanhas da Serra do Mar. Além de também reunir recursos através das palestras motivacionais para empresas e na venda da minha autobiografia fotográfica, que conta com o prefácio do Pelé e 1.320 fotografias das minhas principais escaladas www.oBrasilnoTopoDoMundo.com.br.

O projeto ”Quatro Mil dos Alpes – em busca da essência do Alpinismo” tem sua partida do Brasil confirmada para o dia 20 de junho.

Não esqueça, o tempo passa rápido! É preciso desapego e uma autêntica disposição para ser feliz!
Boas escaladas, seja quais forem as montanhas da sua vida!

Super abraço,
Waldemar Niclevicz

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário