Roseta do Bastão de Caminhada: Pra que serve?

0

Os bastões de caminhadas são considerados itens obrigatórios para trekkings, visto sua capacidade de auxiliar na distribuição de peso e com isso, evitar fadiga precoce.

Resultado da evolução dos pedaços de madeira que eram constantemente utilizados nas trilhas, os bastões atuais conseguem fornecer melhor sustentação pesando muito menos e ocupando um volume muito menor, havendo até mesmo bastões dobráveis com menos de 200g e apenas 35cm.

Mas apesar das diferentes formas e tecnologias empregadas nos bastões de caminhada, existem partes que podem ser encontradas em todos os modelos e, muitas vezes, não se sabe exatamente qual a sua função.

É o que costumamos ouvir quanto à roseta, aquele disco que acompanha o bastão, denominado “basket” na língua inglesa.

A roseta costuma vir em dois tamanhos diferentes, existindo também tamanhos intermediários. Sua função é basicamente aumentar a superfície de contato do bastão e evitar que este afunde em terrenos mais “fofos”, como ambientes de muita neve ou barro.

Desta forma, as rosetas maiores são utilizadas em ambientes de grande acúmulo de neve, enquanto as rosetas menores seriam indicadas para ambientes de três estações, em que haverá no máximo um acúmulo de barro, areia, ou para evitar que o bastão penetre em fendas, nos terrenos mais rochosos.

Entretanto, há que se tomar cuidado quando for utilizar os bastões para testar a superfície na qual pretende-se pisar, esta é uma função muito utilizada em ambientes de neve e que pode ficar comprometida quando o bastão estiver com a roseta, como podem observar no teste realizado pelo montanhista Pedro Hauck no vídeo abaixo.

Outros pontos negativos da utilização da roseta incluem emaranhar-se na vegetação, arrastos no terreno quando é necessário maior inclinação do apoio no bastão, podendo provocar até tropeços, e dificuldade no seu transporte.

Assim, apesar das vantagens da utilização da roseta, há vários momentos em que é melhor não utilizá-la. Por isso, não se desespere ou condene seu bastão, caso você acabe perdendo esta peça.

Ainda não tem seu bastão de caminhada? Confira algumas opções clicando aqui! 

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário