Manutenção de bastões de caminhada

9

Bastões de caminhada são equipamentos muito importante na prática de trekking e montanhismo. Apesar do funcionamento simples, há muitas dúvidas e problemas comuns que ocorrem neste tipo de equipamento que são fácilmente solucionáveis. Neste artigo tratamos dos problemas mais comuns.

Os bastões de caminhada são equipamentos muito importantes para o trekking. Seu uso e dicas podem ser lidos em um artigo feito especialmente escrito para este assunto.

:: Bastões de trekking: Usar ou não usar?

Neste artigo tratamos de um assunto correlato: Quais são as dicas para aumentar a vida útil de seu bastão de trekking e como consertar os problemas mais comuns? Para começar, vamos direto ao primeiro tópico:

Dicas de como aumentar a vida útil de seu bastão de trekking:

A dica número um para manter a vida útil de seu bastão de caminhada é nunca extrapolar o limite das partes dos bastões. Em cada parte do equipamento há marcações que dizem até onde você pode abrir ele. Se passar deste ponto, a alavanca que você faz utilizando o equipamento é suficiente para quebrar ele, ou no mínimo entortar.

Limite Máximo do Bastão

A dica número dois é você primeiro abrir a parte inferior do seu equipamento, que é o bastão onde é preso a ponteira. Posicione ele até seu limite e depois ajuste com a parte do meio.

Claro que esta dica funciona apenas para os bastões que são escamoteáveis em três partes e não se aplica aos demais. Apesar de ser uma dica trivial, é uma questão de física. Abrindo o equipamento desta maneira há uma melhor distribuição das partes dos bastões.

A dica número três é você periodicamente passar silicone spray nos bastões. Assim ele o equipamento correrá melhor. Essa é muito importante principalmente para bastões rosqueáveis.

A última é tomar cuidado com a oxidação das partes metálicas que não são de alumínio, como parafusos e molas. Os parafusos mais próximos das mãos oxidam com o suor. As molas internas podem enferrujar com o tempo e principalmente se você usar perto da praia.

Principais problemas de um bastão de trekking, como consertar?

Há centenas de modelos e marcas que fabricam bastões de trekking. Seria uma missão quase impossível numerar problemas e apresentar soluções para cada um deles. No vídeo abaixo selecionei 4 bastões que funcionam de maneira diferentes e apresento os principais problemas que eles podem apresentar.

Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck - Equipe AM

Pedro Hauck natural de Itatiba-SP, desde 2007 vive em Curitiba-PR onde se tornou um ilustre conhecido. É formado em Geografia pela UFPR, possui mestrado em Geografia Física pela UFPR. Atualmente é sócio da Loja AltaMontanha, uma das mais conhecidas lojas especializadas em montanhismo no Brasil e também é guia de montanha pela agência GenteDeMontanha, sendo instrutor de escalada pela AGUIPERJ. Ao longo de mais de 22 anos dedicados ao montanhismo, já escalou mais 100 montanhas com mais de 4 mil metros, destas, mais da metade com 6 mil metros e um 8 mil do Himalaia. Visite o Blog de Pedro em www.pedrohauck.net. Siga ele no Instagram @pehauck

9 Comentários

  1. Avatar

    Boa noite Pedro,
    Assisti o vídeo das dicas, mas a última situação foi apenas comentada.
    Tive um problema com o pino de trava e não sei como resolver. Por ocasião da primeira montagem, o pino entrou no bastão e a trava não aciona mais.
    Tem alguma dica de como instalar o pino/mola novamente?

    Abraço,
    Valter Kayser

  2. Avatar

    Olá Pedro ! O meu bastão da Black Diamond Distancie Carbon Z travou numa das seções ,não consigo desmontar ….. alguma solução ?

  3. Avatar
    Wagner A Oliveira em

    Olá Estou com o mesmo problema do DouglasJohn , neste mesmo modelo. Consegui destravar mas agora quando vou montar ou desmontar o bastão eu perco quase 10 minutos pois as partes estão emperradas e não encaixam ou desencaixam com facilidade.
    Alguém tem alguma dica ou local que faz manutenção?
    Obrigado por qualquer ajuda

    • Renato Santini

      Olá Wagner, você tem um bastão de pressão ou de trava externa?
      Se for de pressão é um baita problema, temos diversos aqui na loja, todos aposentados por algum defeito da trava.
      Sobre aonde arrumar, desconhecemos alguma empresa que faça esse tipo de serviço.

  4. Avatar

    Olá Estou com um problemõ també. UM BASTÃO BLACK DIAMOND carbon Z e que o pino que traba o bastão não funciona mais. Saberiam onde consertar???? Voces consertam? Estou em São Paulo

Deixe seu comentário