Salomon, dos esquis aos calçados de alta performance para atletas outdoor

0

Seja nas corridas de Trail Running ou nas pistas de esqui é fácil encontrar equipamentos da marca francesa Salomon. No Brasil, ela vem ganhando cada vez mais espaço e destaque nas trilhas e nas corridas de montanha com seus calçados pensados para atender as demandas dos praticantes desses esportes.

Atleta Killian Jornet usando tênis Salomon desenvolvido especialmente para corridas.

Casa onde funcionou a primeira fábrica Salomon.

A Salomon nasceu na cidade de Annecy em meio aos Alpes franceses no ano de 1947, durante o período pós-guerra. François Salomon, sua mulher Jeanne e seu filho George iniciaram uma pequena fábrica de equipamentos para esportes de montanha como lâminas de esqui e botas. Desde o início a família Salomon trabalhava buscando o aperfeiçoamento dos seus produtos. Em 1952 mudou-se para um espaço maior e desenvolveu o primeiro Cable Binding (peça que prende a bota ao esqui), uma inovação que facilitava que o atleta se desprenda do esqui com mais facilidade em caso de quedas.

Em 1972 a Salomon já era uma das maiores fornecedoras de equipamentos de esqui do mundo. Em 1980, lançou modelos de botas de esqui revolucionárias, que utilizavam tecnologias inéditas para a época. E nos anos 1990 a marca se firmou com uma linha de calçados para caminhada em trilhas, os Hiking Shoes.

 

Evolução dos calçados ao longo da história.

Salomon nos jogos Olímpicos em 1966

Os equipamentos de ciclismo entraram na linha de produção quando a marca Salomom adquiriu a marca francesa Mavic (Manufacture d’Articles Velocipediques Idoux et Chanel) em 1994. Desde então a marca se aprimorou e desenvolveu seus equipamentos tornando se referência em esportes de aventura. As tecnologias Sensifit™ para corridas em terrenos acidentados, as palmilha OrthoLite™ com proteção anti-bactericida e anti-odores e as membranas Gore-Tex que tornam as botas impermeáveis são apenas algumas delas.

George Salomon

Atualmente a marca esta presente em mais de 80 países do mundo com calçados, vestuário, equipamentos para esqui, snowboard, ciclismo, corridas de aventura e alpinismo. A fábrica esta sediada em Metz-Tessy e possui cerca de 2.800 funcionários. Os seus maiores mercados ainda são a Europa e a América do Norte. De acordo com o site Mundo das Marcas aproximadamente 49% de suas vendas são geradas por equipamentos para esqui, 14% de calçados e tênis e 8% de acessórios para ciclismo.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário