5 dicas para começar na escalada

0

A escalada se tornou um esporte olímpico e esta se desenvolvendo cada vezes mais entre os amantes de aventuras e esportes outdoor. No entanto, ela ainda está longe de ser um esporte amplamente divulgado e há muitos mitos sobre a sua prática. Por isso, separamos cinco dicas para quem deseja começar a escalar e não sabe como.

A escalada é um esporte muito prazeroso mas que também oferece alguns riscos.

  1. Prepare-se fisicamente

A escalada é uma atividade que demanda esforço físico e psicológico. Apesar de muita gente achar que basta ter braços e mãos fortes para conseguir subir pelas paredes, não é exatamente  assim que acontece. Durante uma escalada você irá usar pernas, abdômen e músculos que você nunca imaginou que existiam. E muitas vezes a técnica utilizada para progredir numa via é mais importante que a força física. Além disso, se você estiver se sentindo bem fisicamente e forte, você se sentirá mais seguro e terá que fazer menos esforço psicológico.

  1. Procure uma academia indoor

Nas academias indoor você terá contato com escalada, com as técnicas e as dinâmicas de movimentos que serão usados em uma escalada na rocha. Assim, você pegará familiaridade com os equipamentos (corda, mosquetões, cadeirinha, sapatilha) e com os movimentos. Além disso, o ambiente de uma academia indoor é cheio de escaladores que poderão compartilhar suas vivências e dicas com você. Você também pode se juntar aos grupos da academia com interesse em escalar na rocha.

Na academia você poderá testar seu corpo.

  1. Invista em equipamentos básicos.

Após o primeiro contato com a atividade você irá avaliar se gostou e deseja continuar no esporte. A partir de então será importante ter os seus equipamentos básicos para não precisar ficar emprestando de amigos toda hora. Recomendamos que você comece pelos equipamentos de uso individual mais básicos: cadeirinha, sapatilha, capacete, lanterna head-lamp e uma fita de auto-segurança com mosquetão com trava. Conforme você for evoluindo na escalada e adquirindo conhecimento para se tornar um escalador independente, poderá adquirir outros equipamentos como freio, corda e expressas, por exemplo. (Lembramos aqui que todos os equipamentos de escalada devem ser certificados e de qualidade). Para escalar você também precisará de um bom calçado de aproximação e roupas adequadas para os ambientes naturais, além de um anorak ou capa de chuva.

  1. Faça um curso de introdução de escala

A escalada em rocha é uma atividade que envolve riscos. Para mitigar esses riscos existem procedimentos e técnicas de segurança utilizados em todo o mundo. Ao fazer um curso de introdução à escalada você aprenderá como escalar, rapelar e dar segurança a um parceiro de forma segura. Além de conceitos técnicos e éticos que envolvem a escalada.

Aula prática do Curso de Escalada em Pedra Bela da Soul Outdoor.

  1. Busque conhecer parceiros com mais experiência e locais com vias acessíveis

A escalada não é um esporte que se pratica sozinho. Exceto em casos de escaladores com muita experiência que estão em níveis mais avançados, sempre é necessário alguém para lhe “dar segurança”. Por isso, você deve buscar pessoas que também se interessam por escalada e tenham um pouco mais de experiência que você. Além disso, também procure conhecer vias fáceis de até quinto grau, para você ganhar mais experiência com os procedimentos de segurança e não precisar ficar pensando neles ao mesmo tempo que esta se matando de fazer força.

Dica Bonus: Priorize sua segurança

Como dito acima, a escalada é uma atividade com muitos riscos, por isso mesmo que você já tenha adquirido um pouco de conhecimento e experiência, seja cauteloso e respeite sempre os procedimentos de segurança. A maioria dos acidentes na escalada acontecem por falha humana e excesso de confiança. Por isso, vá devagar, pense e repense sempre no que esta fazendo e quais os riscos. Errar na escalada pode custar muito caro.

VEJA MAIS

:: Roteiros de escalada – Soul Outdoor

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário