5 livros brasileiros de aventura que não podem faltar na sua biblioteca

1

Ler é uma forma de viajar sem sair do lugar e sonhar sem dormir. Existem inúmeros títulos de livros consagrados mundialmente por inspirarem seus leitores a buscar aquilo que almejam. A equipe do Alta Montanha separou cinco títulos que deixaram sua biblioteca muito mais inspiradora.

 O Brasil no Topo do Mundo –  Waldemar Niclewicz

Nesse livro, o montanhista paranaense Waldemar Niclevicz reúne suas principais aventuras vividas ao longo de mais de 30 anos dedicados ao montanhismo. O autor deixou a carreira bem sucedida de militar para viver o sonho de escalar montanhas. Atualmente ele é um dos maiores representantes do esporte no Brasil tendo sido o primeiro brasileiro a escalar o Everest, o primeiro a fazer os 7 cumes e o primeiro a subir o K2, a temida montanha da morte. São 28 capítulos que contam a vida do autor desde o ano em que ele nasceu (1966). O livro conta com relatos e fotos coloridas das expedições feitas por Niclewicz até o ano de 2014.

O Brasil no Topo do Mundo

 

Cem dias entre céu e mar – Amyr Klink

Fugindo um pouco da temática do montanhismo, mas sem abandonar o espírito aventureiro, o livro Cem dias entre o céu e o mar conta a história da grande travessia realizada pelo autor. Foram mais de 6.500 quilômetros remando para cruzar o Oceano Atlântico, uma travessia ousada e incomum. Nas páginas do livro, Klink fala sobre os preparativos, obstáculos e presságios vividos em toda sua viagem. Também com fotos, mapas e relatos, o autor mostra que se é possível atravessar um oceano gigantesco em um minúsculo barco a remo, muitas outras coisas também são possíveis desde que haja preparação para isso.

Terramarear – Ruy Castro e Heloísa Seixas

A experiência de viajar e conhecer um mundo novo a cada dia é retratada pelos autores Ruy Castro e Heloísa Seixas nesse livro. Os dois reuniram suas experiências em diversos países, que vai muito mais do sua viagem e os principais pontos turísticos de cada lugar. Eles tentam por meio de roteiros originais, visitando a história, a arquitetura, música, cinema, gastronomia e cultura das ruas, conhecer a verdadeira essência de cada lugar.

Terramarear

Odisseia Austral – Pedro Hauck

Não poderíamos deixar de citar o último livro do nosso colunista e montanhista Pedro Hauck. Essa obra conta a história do início de Hauck no montanhismo e sua primeira grande viagem. Com apenas 18 anos de idade, pouco dinheiro no bolso e muitos sonhos, o autor parte ao lado de Maximo Kaush com destino ao fim do mundo ou o limite entre a patagônia e a Antártida. Foram mais de 10 mil quilômetros de carona pela Patagônia com muitas aventuras e histórias que influenciaram a se tornar um grande montanhista.

Odisseia Austral

Transmongólia

Transmongólia, Gengis Khan na Garrafa de Vodca – Guilherme Cavallari

Nesse livro o autor Guilherme Cavallari conta suas aventuras durante uma cicloviagem pelo enigmático país Mongol. Foram 78 dias pedalando sozinho pela terra de Gengis Khan e descobrindo as minúcias da cultura da Mongólia, um país que preserva sua cultura nômade e ancestral quase intocada. O autor viveu 58 acampamentos selvagens, percorrendo 3.633 km de leste a oeste da Mongólia e narra do livro além de um sonho realizado uma pesquisa histórica e cultural.

Bônus – um autor português
Dentro do Segredo – José Luís Peixoto

Os apaixonados por viagens e por conhecer novas culturas com certeza se deliciarão com esse livro. O autor conta como foi sua aventura por um dos países mais restritos do mundo e pouco conhecido, a Coreia do Norte. Desde 1948, quando o governo comunista totalitário assumiu o país, as fronteiras estão fechadas para o turismo. No entanto, em 2012, como o centenário do falecido ditador Kim Il-sung, o governo permitiu que algumas pessoas entrassem no país e o conhecesse um pouco mais do que é mostrado nas comunicações oficiais.

Peixoto teve essa oportunidade de conhecer a Coreia do Norte atual de uma forma única e nos relata em riqueza de detalhes todos os seus passeios, opiniões e detalhes com muita ironia e personificação.

Dentro do Segredo

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

  1. Getulio Rainer Vogetta em

    A lista é boa, mas poderia facilmente ser aumentada para mais de 10 ou mais excelentes títulos, o que causa certo espanto pela limitação e critérios de escolha..
    – SONHOS VERTICAIS, do Manoel Morgado, por exemplo, é um clássico da literatura de montanha, pouco conhecido no próprio meio, mas que tem uma narrativa excelente.
    – PUMAS NÃO COMEM CICLISTAS, do Guilherme Cavallari, é outro livro excepcional de cicloviagem
    – SOZINHO NO POLO NORTE e EVEREST, VIAGEM À MONTANHA ABENÇOADA ambos do Thomaz Brandolin são livros excepcionais de um dos brasileiros pioneiros em grandes expedições.
    O próprio PEDRO HAUCK com seu belíssimo ARRISQUE-SE foi outro exemplo esquecido de grande obra nacional.

Deixe seu comentário