Liberdade requer responsabilidade. Se queremos ir para montanha para ter liberdade e curtir locais maravilhosos também temos a obrigação e responsabilidade de cuidar bem deles. Por isso selecionamos sete princípios para usufruir da natureza sem deixar rastros.
Todos gostam de acampar na montanha, curtir o pôr e o nascer do sol, as belas paisagens e uma bela noite estrelada na companhia de amigos ou parceiros. Mas, a coisa mais desagradável para um montanhista é chegar a um local natural e encontrar lixo espalhado ou até mesmo fezes no lugar onde você pretendia montar a sua barraca.
Por isso, devemos pensar em deixar a natureza da forma como você gostaria de encontrá-la e tornar isso um hábito, uma cultura.
Primeiro princípio: Planeje e prepare a sua viagem ou sua trilha.
O primeiro princípio não esta ligado diretamente com a preservação do meio ambiente, mas é igualmente importante. É preciso planejar e preparar a sua viagem ou sua trilha com antecedência. Saber o que levar, para não levar nada mais nem nada menos. Assim, você evitará que falte itens básicos durante a sua aventura e também não irá carregar excesso de peso na mochila.
Outro ponto importante é consultar a previsão do tempo. Se não estiver bom, é melhor não ir e evitar entrar em uma enrascada. Com um bom planejamento você garantirá uma boa experiência e evitará um resgate, que além de custar caro, gera um impacto ambiental muito grande.
Portanto é importante planejar, informar familiares ou amigos para onde você está indo e utilizar equipamentos adequados. Assim você terá uma melhor experiência com mais segurança.
Segundo princípio: Acampe e caminhe sobre superfícies resistentes
Opte sempre pelas trilhas pré-determinadas ou sobre a rocha, evitando pisotear sobre a vegetação. Ao abrir as trilhas já há um impacto ambiental, porém ele está restrito aquele perímetro da trilha, ao pisar na beira da trilha e alarga-la você também esta alargando a área de impacto. Por isso, evite desviar, contornar ou abrir trilhas alternativas. Pode ter certeza que não há um caminho mais fácil do que aquele que já existe.
O mesmo vale para os acampamentos. Utilize sempre locais que já foram utilizados anteriormente. Jamais abra uma clareira para colocar a sua barraca. Se cada pessoa abrir uma clareira, porque acha que as existentes não são boas, em pouco tempo não sobrará vegetação nos pontos de acampamento.
Terceiro princípio: Descarte adequadamente os seus resíduos.
Quando falamos em resíduos, estamos nos referindo tanto ao lixo normal como aos desejos e papel higiênico. Uma das formas seria enterrar o seu coco. Entretanto, em muitas montanhas não é mais possível fazer isso, pois elas estão sobrecarregadas e não suportam mais essa prática. Então a solução ideal é utilizar o Shit Tube, ou seja, armazenar as fezes de forma adequada e trazê-la de volta para a cidade, onde poderá ser descartada corretamente. O mesmo vale para restos de comida e outros materiais orgânicos.
Quarto princípio: Não perturbar a vida selvagem
Isso inclui evitar gritar na trilha e mirantes, pois isso perturba e espanta a vida selvagem. Caixas de som com música alta, nem é preciso dizer né? Também evite mexer ou se aproximar dos animais. Na natureza devemos apenas contemplar, no máximo tirar uma foto e deixar o bicho seguir o seu caminho enquanto seguimos o nosso.
Quinto princípio: Não faça fogueiras!
Mas porque fogueira é tão ruim? Primeiramente ela é ruim para você. Sua roupa irá ficar fedendo fumaça, tua barraca irá ficar fedendo fumaça, o seu saco de dormir irá ficar fedendo fumaça; se você cozinhar na fogueira vai perder a panela, que ficará preta e nunca mais você conseguirá limpar; Sua comida ficará crua ou mal cozida. E o principal, você corre o risco de colocar fogo em uma floresta ou montanha inteira. Infelizmente, isso tem acontecido com frequência, ainda mais em tempos de estiagem e seca.
Além disso, é PROIBIDO POR LEI FAZER FOGUEIRAS em unidades de conservação.
Sexto princípio: Pense nos outros visitantes
Pense nos outros visitantes, respeite cada um dos frequentadores e os moradores do local. Conheça a cultura do lugar, as regras e as respeite. Assim, a convivência será boa e os locais para prática de montanhismo e escalada permanecerão abertos e com livre acesso.
Sétimo princípio: Deixe tudo igual você encontrou ou melhor.
Se você encontrou um lugar perfeito para acampar, limpo, com água perto e a natureza preservada, deixe-o assim. Se você achou lixo no local, traga ele junto com você ajudando a melhorar o lugar e a preservar o meio ambiente. Assim, todos poderão usufruir e ter uma boa experiência na montanha.