90 Anos de Vitamina

0

Há 90 anos nascia um garotinho. E como acontece com todo mundo, ninguém poderia imaginar qual seria o seu destino. Ninguém poderia prever que ele se tornaria um mestre muito admirado, uma amante da natureza e das montanhas e realizador de grandes feitos. Há 90 anos nascia Henrique Paulo Schimidlin, o querido Vitamina ou simplesmente o Vita.

Vitamina mostrando toda sua força ao subir uma montanha

Nessa data especial, seus familiares e amigos comemoram a sua vida relembrando de todos os seus feitos e ensinamentos, que não são poucos. E assim, ao longo de todos esses anos Vitamina se dedicou a desbravar as montanhas, protegê-las e passar o conhecimento adquirido adiante. Não a toa, seus amigos lembram dele como um homem inquieto dotado de uma mente sábia e humilde.

Aventureiro e a frente do seu tempo, teve grandes conquistas de escalada em rocha no Marumbi e coleciona primeiras chegadas a cumes das montanhas da Serra do Mar Paranaense. Todavia, também criou e incentivou várias modalidades esportivas serranas, destacando-se as provas Corrida Marumbi – Morretes, Marumbi Orienteering, Corridas de Caiaques e Botes no Nhundiaquara, e a pratica vôo livre. Vitamina é advogado de formação e recebeu o título de Cidadão Benemérito do Paraná.

Homenagens

Instituições ligadas ao montanhismo também o homenagearam nas Redes Sociais, visto que não é possível realizar eventos presenciais devido à pandemia. A Federação Paranaense de Montanhismo lhe deu os parabéns e publicou uma imagem em sua homenagem.  

Homenagem da FEPAM ao Mestre Vitamina.

Já a Associação Montanhistas de Cristo publicou um texto em sua homenagem e lhe desejou saúde. “Nós, da Associação dos Montanhistas de Cristo, rogamos à Deus, que o legado desta benemérita e célebre figura, tal qual à Parábola do Semeador, prossiga caindo em terra fértil e continue a render bons frutos, bons exemplos e o sublime e altivo engajamento e amor à Criação Divina”, escreveram.

O Clube Paranaense de Montanhismo também publicou sua homenagem destacando os “conhecimentos repassados, importantes lutas em prol do meio ambiente e valiosa amizade com a família CPM”.

A Loja Alta Montanha, bem como a  Agência Gente de Montanha também lembraram da data publicando uma singela homenagem ao homem que é amigo e fonte de inspiração para ambas as empresas.  A Casa Montanha, também publicou uma foto do mestre Vitamina em alusão a data especial.

O Corpo de Socorro em Montanha (Cosmo) publicou uma breve biografia do Vitamina e o parabenizou. A Associação Nas Nuvens Montanhismo também fez sua homenagem destacando “Sorte das pessoas que podem cultivar amizade com seus heróis. Um abraço da família Nas Nuvens Montanhismo”. E o montanhista Waldemar Niclevicz homenageou o mestre com uma nova via de escalada no Marumbi que leva o seu nome.

Homenagem do Cosmo ao mestre marumbinista. Foto: Marcelo Andrade

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário