Os Sherpas e o Everest – parte I

0

Os Sherpas e o Everest. Uma análise histórica, sócio-cultural

Origens e Identidade Cultural

Os Sherpas são um grupo étnico que vivem nas altas montanhas da região oriental do Himalaya. Cerca de 3.000 dos mais de 10.000 Sherpas residem no vale do Khumbu, o portal para o lado sul do Monte Everest. Devido a seu físico em altas altitudes ser incomparável, que são a espinha dorsal da escalada em expedições.

A palavra Sherpa ou ´Sharwa´ em sua língua nativa literalmente significa “povo do leste”, e refere-se a um grupo étnico do leste das montanhas do Nepal. A história cultural Sherpa remonta durante 500 anos. Eles são descendentes diretos dos viajantes da região leste tibetano, que migrou em todo o Himalaya no 16º século, talvez motivado por guerras ou fome. Estes viajantes trouxeram consigo a sua língua, religião e costumes.

Os clãs Sherpa estabeleceram uma capital no norte em Naboche, e no sul em Zhung Gompa, e no seu território isolado gozavam de relativa paz tibetana e nepalesa.

“Para um estrangeiro, um Sherpa significa alguém que transporta cargas em altas altitudes. Sherpas, mas são realmente todos tibetanos. Elas são chamadas ´Pessoas do Leste´.” – Jamling Norgay

A religião sempre foi integrante da história da cultura Sherpa. Os primeiros monges budistas a migrar trouxeram sua oração, livros e ensinamentos tradicionais, e alguns desses textos originais são mantidos em mosteiros e são considerados espiritualmente muito valiosos. Os tibetanos também trouxeram a sua língua, que desde então, evoluiu para se tornar mais distinto do que um dialeto.

Muitas práticas agrícolas e aduaneiras foram adaptadas de maneira única para o seu território, mas o povo Sherpa manteve laços muito estreitos com o povo tibetano pelas viagens ao Tibet para o comércio e peregrinações aos santos marcos. Tibetanos também faziam a viagem ao mercado no Nepal para o comércio.

Tipicamente, os Sherpas são pequenos, com predominância de características dos povos da Mongólia. O tradicional vestido de mulher é um tecido de lã escuro, avental que é enfeitado com coloridas faixas horizontais. Os homens, por outro lado, geralmente usam roupas de segunda mão ocidentais do vestuário de escalada.São descendentes de um pequeno grupo de famílias que migraram do Khams região do Tibet em toda a gama Himalayana em meados do século XVI, sob a liderança de um grande Lama, ou religioso preceptor.

Os vales em que eles parecem ter ido foram escassamente povoados no momento da sua chegada. Viviam aumentando campo e culturas não apuradas, terras florestais e criação de pecuária, incluindo yaks, vacas, e yak-vaca cruzadas (zopkio), valorizada pelos seus excelentes leite, a maior das pastagens.

Durante o século XIX, sob a égide da British Raj da Índia e da dinastia Rana no Nepal, alguns Sherpas aproveitaram de sua localização perto do Nangpa La, ou “Inside Pass” Entre o Tibet e o Nepal, ao estabelecer-se como intermediários nas rotas comerciais ligando China e o subcontinente indiano, utilizando o yak como um transporte animal idealmente adequado para caravanas alpinas. A introdução da batata irlandesa na região em meados do século XIX acrescentou prosperidade para a região: permitindo densos assentamentos de aldeias no alto da linha de Khumbu, mas perto das árvores e passando por pastagens de yak.

A batata é agora a principal cultura de subsistência dos Sherpas; antes da sua introdução, eles utilizavam o grão, cevada em especial, e os produtos lácteos. Mulheres plantam batata e os Sherpas, em geral, mantiveram os seus costumes tradicionais, apesar de algumas aldeias terem limitado o serviço telefônico, e energia para iluminação e cozinhar existem. Eles produzem a maior parte dos seus alimentos criando yaks, e plantando batatas, que foram introduzidas a partir dos jardins ingleses de Darjeeling e Kathmandu no ano de 1800. Yaks fornecem lã para vestuário, couro para sapatos, o excremento do yak serve de combustível e fertilizantes, também produz leite, manteiga e queijo.

As batatas, que crescem a altitudes acima de 4.000 metros, fornecem aos Sherpas sua dieta básica: o principal alimento é um guisado Sherpa, “shyakpa”, a carne e batata com alguns legumes mistos. O Arroz com lentilhas, que é chamado “Daal bhaat,” é também uma refeição comum para os Sherpas. Chá é a bebida preferida, e com a abundância de leite e açúcar, também já foram acrescentados à dieta. Cada lar produz a sua própria chang, que é uma espessa cerveja, com base no arroz.Historicamente os Sherpas sempre foram comerciantes, e comboios de yak ainda transportam couros e diversos itens até o passo de Nangpa La e passar para o Tibet, retornando com sal e lã. Os Sherpas são tibetanos budistas da seita Nyingmapa, e foi estabelecida grande parte da sua tradição religiosa do mosteiro de Rongphu, localizado em 4.800 metros no lado norte do monte Everest.Embora o Nangpa La tenha deixado de ser uma rota ativa de comércio, o comércio tanto dentro da região e em longas distâncias por grande parte da Ásia, é uma importante atividade econômica Sherpa.

Os Sherpas nas cidades, especialmente Darjeeling, se desenvolveram em atividades com trabalho assalariado em indústrias, como a construção rodoviária e a plantação de chá. Poucos Sherpas fizeram grandes fortunas trabalhando contratados por britânicos e, mais recentemente desde a independência indiana. Atualmente as principais ocupações massificadas dos sherpas estão localizados no Solu-Khumbu na parte norte do Distrito Sagarmatha ao Leste do Nepal.

Os principais vales habitados por sherpas são o Khumbu, Pharak, Shorong (Nepali Solu), Arun, e Rolwaling. São encontrados também Sherpas residentes na capital nepalesa, Kathmandu, e nas cidades indianas das colinas de Darjeeling, Kalimpong, Siliguri, entre outras. A maioria das aldeias Sherpa do Nepal estão em altitudes entre 2.400 e 3.600 metros, nas encostas ao sul da cadeia montanhosa do Himalaya, concentrada em torno da base do maciço do Everest.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.