Com a chegada de mais algumas expedições, o Campo Base do Gasherbrum II fica bem mais colorido. Agora já somos cerca de nove ou dez expedições.
A meteorologia ainda não é favorável. A noite de ontem nevou muito, cerca de 30 cm de neve, cobrindo de branco todas as barracas do Campo Base. Incrivelmente, pela tarde, o calor foi tanto que em cerca de 3 horas o aspecto rochoso da morena ficou novamente característico.
Acidente
Na última quarta feira, dia 18 de junho, dois franceses que se encontravam aclimatando no Campo 2 do Gasherbrum I, cerca dos 6400 metros, caíram numa profunda greta, de mais ou menos 40 metros de profundidade. Eles não estavam encordados.
Algumas pessoas tentam organizar um resgate, mas como a temporada esta começando por aqui, ninguém está aclimatado para chegar naquela altitude. Outro problema é o tempo ruim que esta assolando a região, tornando as buscas bem mais complicadas.
Até ontem ainda não tínhamos nenhuma informação dos montanhistas e há pouca esperança de encontrar o alpinista francês com vida. Ainda assim, existe uma última possibilidade de se tentar chegar ao local, caso a meteorologia o permita.
Para os próximos dias, a previsão meteorológica não é animadora. A dupla de portugueses devem permanecer pelo menos por mais um dia no Acampamento Base, e subir até o Campo 1 somente amanhã, se o tempo permitir.