André Ilha conquista via na Bahia

0

O escalador carioca André Ilha voltou de uma viagem pela Bahia onde conquistou a via Ragnarok na Pedra da Batalha em Guaratinga


O experientíssimo escalador carioca, André Ilha e Sandro de Souza conquistou uma nova via em uma montanha virgem, a Pedra da Batalha, situada em Guaratinga na Bahia. O nome da montanha foi dado pelos escaladores em função do antigo nome da fazendo onde ela se encontra.

A via se chama Ragnarok (4º VIsup A1, 70 m) e é quase toda em grampos, exceto por um bonito diedro no início, de uns 10 metros, que é muito bem protegido por friends pequenos e médios. A pedra é um pouco esfarelenta e a aresta por onde os escaladores subiram, voltada para sul, tem poucos lugares de parada. Assim, eles tiveram que subir dois pequenos trechos em artificial e deixar uma grampeação esportiva.

A grande dificuldade encontrada por Ilha e Souza foram as chuvas. Os escaladores contam que choveu todos os dias e a conquista foi feita nos intervalos entre elas. A chuva, entretanto, impediu que os escaladores voltassem para tentar mepá-la (MEPA, máxima eliminação de pontos de apoio). Ficou para uma outra vez, até porque a via é bonita e vale a pena repeti-la. Um convite para quem gosta de escalada de aventura.

O Sertão do Nordeste é a região de maior potencial para abertura de vias tradicionais no Brasil. São centenas e milhares de monolitos rochosos ainda virgens. A maioria se encontra concentrada na região de Quixadá (CE), depressão de Patos (PB e Milagres-Itatins (BA).

Conheça mais sobre a evolução das montanhas nordestinas no site gentedemontanha.

Informações: Blog do Baldin

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário