O evento contou com a participação de mais de 300 escaladores de 36 países, e foi realizado no Indoor Climbing Gym, que viu em ação as promessas deste esporte.
O campeonato de dificuldade foi dominado pelos esportistas da , Áustria, Japão e da República Checa, já a escalada em velocidade foi dominada pelos Russos, tendo como único destaque ocidental a americana Taylor Clakin, do Arizona, que ganhou a medalha de ouro nessa modalidade na categoria Juvenil B .
Os dois brasileiros que participaram do campeonato tiveram dificuldades ainda na fase classificatória, com melhor destaque para o atleta Felipe Camargo (Felipinho), que por muito pouco não passou à semifinal, mesmo cometendo um erro em uma via fácil para ele.
Felipinho em seu blog confirmou que foi uma vacilada e foi por água abaixo toda a competição! A via seguia por uma placa vertical, com três movimentos só com os pés chapados na parede! Peguei a primeira agarra, chapei os dois pés na textura da parede, passei magnésio e estava tranqüilo, descansando, e de repente meu pé escorregou da textura… Quando vi já estava na corda!!! Ate agora estou tentando entender o que aconteceu…
A próxima edição deste evento será realizada na cidade francesa de Valence no ano que vem.
Confira os campeões de acordo com as categorias:
Junior Masculino: Jakob Schubert (Austria)
Junior Feminino: Akiyo Nogachi (Japão)
Juvenil A Masc.(nascidos 1991-92): Mario Lechner (Austria)
Juvenil A Fem. : Johana Ernst (Austria)
Juvenil B Masc. (nascidos 1993-94): Adam Ondra (Rep. Checa)
Juvenil B Fem. : Mamoka Oda (Japão).