Nicola Martinez começou a escalar em 1997 e não parou mais. Hoje ele é um dos mais experientes paredistas do Brasil, tendo escalado diversas vias de Big Wall na Europa e Estados Unidos.
Já há muito tempo na estrada, Nick, como é chamado pelos amigos, já fez de tudo para poder se dedicar ao montanhismo. Trabalhou em pub´s na Inglaterra, em refúgio na Itália, juntava dinheiro e continuava escalando, Assim ele fez várias escaladas memoráveis, muitas vezes sozinho.
O filma mostra histórias de Nick nas , Dolomitas, no Campanile Basso na cadeia de montanhas Brenta, depois mostra a escalada no Porcelain Wall, A5 em solitário em Yosemite, que foi uma das escaladas mais casca grossas que ele fez, recebendo elogios pessoais dos primeiros ascensionistas: Eric Kolh e Pete Takeda
A história não fica somente nas experiências com o montanhismo, Nick conta sua história com o BASE jump. Saltos de wingsuit no Monte Brento na região do Trentino Alto Adige na Itália onde o esporte é legalizado.
Estas histórias estão no documentário Nicola Martinez – Na trilha das rochas, de João Vidotti, que é amigo de infância de Nick.
O filme está disponível para visualização em duas partes no Youtube, confiram no link abaixo:
Primeira parte:
http://www.youtube.com/watch?v=WC6FZs5hbTM
Segunda parte:
http://www.youtube.com/watch?v=q83Gp1dsius