Hoje em dia, até o escalador mais “sujo” que vc conhece provavelmente tem um smartphone. A falta de sinal na maior parte das rochas vai te fazer prorrogar a postagem daquela selfie no topo da via até mais tarde, mas há um monte de maneiras de fazer o seu computadorzinho de bolso ser útil em um dia na rocha.
Abaixo, veja seis apps que podem te ajudar, desde monitorando seu treino no fingerboard até encontrando uma rocha seca para escalar amanhã. E são (quase) todas gratuitas:
Mountain Project
Antes de pensar em baixar qualquer outra app de escalada, baixe o Mountain Project. O aplicativo disponibiliza mais de 110 mil vias no mundo inteiro, além de outras informações úteis, sendo o guia digital para todos os lugares. Este banco de dados da escalada te deixa escolher e baixar dados sobre suas áreas de escalada favoritas, para você poder consultar otas, fotos, comentários e avaliações quando estiver off-line.
iOS/Android
MyClimb
O app é uma plataforma social para escaladores, construída pela própria comunidade. Ele permite astrear suas escaladas (indoor e outdoor) e compartilhá-las com os amigos. Adicione fotos, vídeos e locais para cada uma das suas escaladas, e veja seu progresso enquanto você vai rumo a escaladas e graus maiores. Há também o placar dos líderes,que permite que você compare sua performance com a dos seus amigos, o da galera da academia e com a comunidade da escalada em geral. Gostamos de rastrear nossas escaladas para conferir nosso progresso e nos manter motivados – não há porque não compartilhar isso com os outros.
iOS/ANdroid
Climbing Weather
Muito fácil de usar, provém dados cruciais sobre o tempo em mais de 300 destinos de escalada (apenas nos EUA). O app lista todos os quesitos básicos de previsão de tempo: temperaturas máxima e mínima, chance de precipitação e umidade. Mas o melhor aspecto é sua organização: é possível localizar a rocha com temperatura mais fresca e perto de você, baseado na sua localização por GPS. Durante uma viagem, ponha o CEP do lugar para onde você está indo, e veja os melhores locais para escalar.
iOS/Androi
Climbing Grade Converter
Precisando de um jeito rápido e confiável de converter os muitos jeitos diferentes de graduar vias? Este app é a solução dos seus problemas. Com uma interface simples, o Climbing Grade Converter faz a conversão entre 16 sistemas de graduação – nem sabíamos que existiam tantos! Em uma viagem internacional, é um bom jeito de saber se a via na qual você está se metendo é pelo menos aproximadamente o que você está esperando.
iOS (não tem versão Android, mas para Android há uma app diferente com o mesmo nome que faz basicamente a mesma coisa)
Rakkup
Este app usa tracking por GPS, instruções passo-a-passo e fotos para te deixar na boca da rota, mesmo que isso signifique atravessar trilhas fechadas e escalaminhadas. Uma bússola com seta apontando o caminho e um mapa interativo deixam você e seu grupo no caminho certo rumo à rocha, para evitar tempo e energia perdidos. Descrições da rocha e das vias te dão todo o beta que você vai precisar, com topos nos quais você pode dar zoom, informações sobe descidas e descrições individuais para cordadas específicas. Parece a Mountain Project, mas ao invés de se basear em informações geradas pelos usuários, o Rakkup usa profissionais e autores de guias para fornecer seus dados. EXTRA: o “Belay view” mostra fotos de como a via se parece do ponto de vista de quem dá a segurança, ao invés daquela foto de longe da rocha toda que muitas vezes não ajuda em nada.
iOS/Android
Boulder trainer
Apesar de não ser gratuito, o Boulder Trainer vale o pequeno preço. Feito especialmente para o hangboarder novato, vem com funções para todas as marcas de fingerboard conhecidas (Metollus, Beastmaker, Trango e Moon, entre outras). Funciona até com fingerboards feitos em casa. Você pode customizar seu treino, ou usar os treinos sugeridos pelo app para queimar seus antebraços. Esta app é muito flexível e seus treinos são fáceis de incorporar a uma rotina já existente.
iOS/Android