Seja nas corridas de Trail Running ou nas pistas de esqui é fácil encontrar equipamentos da marca francesa Salomon. No Brasil, ela vem ganhando cada vez mais espaço e destaque nas trilhas e nas corridas de montanha com seus calçados pensados para atender as demandas dos praticantes desses esportes.
A Salomon nasceu na cidade de Annecy em meio aos Alpes franceses no ano de 1947, durante o período pós-guerra. François Salomon, sua mulher Jeanne e seu filho George iniciaram uma pequena fábrica de equipamentos para esportes de montanha como lâminas de esqui e botas. Desde o início a família Salomon trabalhava buscando o aperfeiçoamento dos seus produtos. Em 1952 mudou-se para um espaço maior e desenvolveu o primeiro Cable Binding (peça que prende a bota ao esqui), uma inovação que facilitava que o atleta se desprenda do esqui com mais facilidade em caso de quedas.
Em 1972 a Salomon já era uma das maiores fornecedoras de equipamentos de esqui do mundo. Em 1980, lançou modelos de botas de esqui revolucionárias, que utilizavam tecnologias inéditas para a época. E nos anos 1990 a marca se firmou com uma linha de calçados para caminhada em trilhas, os Hiking Shoes.
Os equipamentos de ciclismo entraram na linha de produção quando a marca Salomom adquiriu a marca francesa Mavic (Manufacture d’Articles Velocipediques Idoux et Chanel) em 1994. Desde então a marca se aprimorou e desenvolveu seus equipamentos tornando se referência em esportes de aventura. As tecnologias Sensifit™ para corridas em terrenos acidentados, as palmilha OrthoLite™ com proteção anti-bactericida e anti-odores e as membranas Gore-Tex que tornam as botas impermeáveis são apenas algumas delas.
Atualmente a marca esta presente em mais de 80 países do mundo com calçados, vestuário, equipamentos para esqui, snowboard, ciclismo, corridas de aventura e alpinismo. A fábrica esta sediada em Metz-Tessy e possui cerca de 2.800 funcionários. Os seus maiores mercados ainda são a Europa e a América do Norte. De acordo com o site Mundo das Marcas aproximadamente 49% de suas vendas são geradas por equipamentos para esqui, 14% de calçados e tênis e 8% de acessórios para ciclismo.