Festival traz novas linhas de boulder ao Araçatuba

0

O Araçatuba possui muitos blocos com potencial para Boulder.

O Festival Outdoor do Araçatuba que ocorreu no fim do mês de setembro reuniu amantes do montanhismo e da natureza em um só lugar. Foram realizadas várias atividades esportivas outdoor, entre elas o Festival de Boulder. Essa é uma modalidade de escalada onde os praticantes sobem em pequenos blocos de rocha apenas com uma espécie de colchão, os crashpads,  para proteger em caso de quedas.  O evento foi organizado pela Loja Alta Montanha, pelo Gente de Montanha e pela TRC Brasil.

Linha mais forte de boulder

Tivemos apenas dois meses para realizar o 1° Festival de Boulder no Morro Araçatuba. Com a colaboração dos escaladores Luiz Fernando da Refúgio Urbano , Max Platz do Muro Bairro Novo, Gustavo Kaefer da Loja Alta Montanha e o Rafinha do Barreirinha conseguimos abrir dois setores de boulder. Um logo na entrada da trilha principal que chamamos de “Avenida Araçatuba” e o outro a 20 minutos acima seguindo a trilha principal, o qual chamamos de “Terra Média”.

Foram dois meses intensos no qual tínhamos somente os finais de semana para poder realizar todo o trabalho desde encontrar os blocos, limpar os setores, arrumar as bases, definir as linhas e fazer os croquis. Ainda para a realização do festival decidimos fazer as camisetas e sortear alguns brindes para os participantes. Tivemos o apoio do Refúgio Urbano, ChimaRocksClimb, Loja Campo Base, Caverna Ginásio de Escalada, Alto Estilo, Quatro Ventos, Rocha Ressolas e TrueClimbing.

Belas linhas para escalar

Chegou o dia do evento e contando com nós da organização do Festival de Boulder tivemos 50 participantes. Um número o qual nós não esperávamos, apresentamos os dois setores aos participantes, e ficamos concentrados no setor “Terra Média” onde tem as linhas mais acessíveis e todos puderam se divertir. Foi uma vibe muito boa e todos os participantes estavam animados em querer voltar.

O visual do Araçatuba é fantástico.

Boulders do Araçatuba

A escalada no Morro Araçatuba teve seu início nos anos 2000, mas nunca levaram adiante. Alguns escaladores deram suas investidas e não foram mais. Tem escaladores que se aventuram sozinhos pelo lado da trilha que chamam de Papanduvas, mas nenhum relato de linhas definidas pelos mesmos. Pedimos que caso alguém saiba de histórias, compartilhem para que possamos juntos fazer do Araçatuba um dos melhores setores de boulder do Paraná. Sabemos que ele possui um grande potencial, basta unir o passado com o presente e assim deixar um legado para as futuras gerações que estão por vir.

Galera reunida e praticando a escalada.

Hoje contamos com cinco setores, mas disponibilizamos apenas o croqui de dois deles que fizemos para o festival. Tivemos a colaboração com a presença na abertura das linhas dos escaladores Ribas, Wagner Lara, Ezequiel Mocelin, Bocão, Pipo e Rafinha do Barreirinha.

Clique no link abaixo para ver o Croqui Araçatuba!!

Compartilhar

Sobre o autor

Deixe seu comentário