Depois de três anos dos Jogos Rio 2016, a atmosfera olímpica voltou. Em 12 de janeiro, atletas da Escalada de Velocidade, uma das modalidades que irá estrear nos Jogos de Tóquio 2020, abrem o calendário de competições do ano olímpico. O evento organizado pela X3M Brasil será no Caminho Niemeyer, em Niterói, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, com entrada gratuita.
Entre atletas estrangeiros e nacionais, já estão confirmados Cesar Grosso, primeiro do ranking nacional, e, o caçula da competição, Lucca Macedo, de 17 anos. O sobrenome conhecido entre os escaladores não é coincidência. Lucca herdou o gosto de escalar da mãe Camila (Macedo), top1 no ranking nacional, também confirmada na Escalada de Velocidade. A niteroiense Luana Riscado, que ocupa a terceira posição no Brasil, completa a lista de atletas nacionais na competição.
Presença de atletas pré-olímpicos
De fora, virão Aleksandra Kalucka, da Polônia, que ficou em quinto lugar no mundial e, no momento, está classificada para o pré-olímpico de Toulouse; as russas Mariia Krasavina, que ficou em sexto no mundial, e Elizaveta Ivanova. No masculino, um dos nomes favoritos da competição, líder do ranking mundial e atual campeão europeu de velocidade, o russo Vladislav Deulin. Também da Rússia, está confirmado Stanislav Kokorin, ouro na Copa do Mundo em 2010, o atleta ficou com o bronze no mundial disputado no Japão, em agosto deste ano. O terceiro nome é do ucraniano Kostiantyn Pavlenko; e, fechando a lista que estará em Niterói dia 12 de janeiro, Danny Valencya, equatoriano primeiro lugar panamericano da modalidade.
“Estamos empolgados e honrados de realizar a maior competição de escalada de velocidade do Brasil. Um esporte dinâmico, belo e emocionante que merecia um projeto sensacional! Nosso objetivo é ajudar a fomentar a modalidade que ainda é desconhecida pela população mostrando que é acessível a todos”, afirma Bernardo Fonseca, CEO da X3M Brasil.
Para a realização da disputa será instalado um paredão de 15 metros ao lado do Teatro Popular, tendo como pano de fundo a Baía de Guanabara. A
Escalada de Velocidade tem patrocínio do Bradesco, Rexona, Piracanjuba, Hoteis.com e Prefeitura de Niterói.
Sobre a X3M
A X3M foi fundada por Bernardo Fonseca há 15 anos com o propósito de fazer do esporte a principal plataforma de comunicação, engajamento e experiência. Inovação, ousadia e adrenalina são os elementos do DNA X3M. Para isso, abriu o portfólio da empresa com o XTERRA Brazil, o maior festival de esportes off-road do planeta, com inúmeras etapas por todo o Brasil. Em 2019, realizou a corrida mundial beneficente Wings For Life World Run, no Rio de Janeiro. Também é responsável pela organização e comunicação da Uphill Marathon, maior e mais cobiçada maratona de subida do país, e do Desafio Mano a Mano, que já trouxe o fenômeno Usain Bolt para correr na praia de Copacabana e sob o lago da Quinta da Boa Vista. Inovando mais uma vez, a X3M uniu a paixão brasileira pelo futebol ao esporte mais praticado no país: a corrida. Com o Nação Rubro-Negra em Movimento, a empresa realizou duas edições do evento no Maracanã e, no final de 2019, organizou a Final Fun Fest, batendo recorde brasileiro em public viewing dentro de um estádio com a transmissão ao vivo da final da Libertadores, também no Maracanã.
SERVIÇO
Escalada de Velocidade
Quando: treino (11/01/20) | competição (12/01/20)
Onde: Teatro Popular, no Caminho Niemeyer
(Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói – RJ)
Entrada gratuita
1 comentário
Pingback: Ano olímpico começa com Escalada de Velocidade no Rio de… | O Povo de Sepetiba