Um incêndio de – por enquanto – pequena proporção está atingindo agora o Morro do Pão de Loth, vizinho do Morro do Anhangava na Serra do Mar do Paraná.
Segundo declarou uma montanhista em um grupo do Whatsapp, ao subir a montanha, encontrou algumas pessoas descendo apressadamente, sem falar nada do incêndio, e que ao chegar ao topo da montanha, encontrou a mesma já sob chamas.
É muito provável que esse seja mais um incêndio criminoso, praticado por trilheiros que não possuem o mínimo de responsabilidade ambiental e de apreço para com a região montanhosa que abriga uma das mais importantes áreas de preservação da Mata Atlântica remanescente no Brasil.
Infelizmente, mesmo com o excesso de informação que encontramos na internet, ainda vemos pessoas que insistem em defender fogueiras em área montanhosa, como se isso fosse necessário para a prática do montanhismo.
Sem previsão de chuva
A Brigada da FEPAM (Federação de Montanhismo do Paraná) já está se dirigindo à área, porém, se não for possível controlar as chamas, é bem provável que tenhamos mais um desastre ambiental no Paraná, pois não há previsão de chuva para o Estado do Paraná, que está sendo castigado por uma das maiores secas já vistas na região.
Infelizmente, a previsão mais animadora, é que tenhamos chuva apenas em meados da próxima semana, tempo suficiente para que o fogo dos incautos destrua boa parte daquela que é uma das áreas mais bonitas da Serra do Mar.
1 comentário
Obrigado pela informação!
Muito triste esse tipo de acidente… eu estou planejando uma subida ao morro do Anhagava amanhã (12/09), alguém sabe me dizer se está fechado devido ao incêndio?