Qual a diferença de barraca 3 e 4 estações?

1

Como já comentado anteriormente, no artigo “Como escolher uma barraca para camping?”, a barraca funciona como um abrigo para proteger você e os seus equipamentos durante um acampamento outdoor.  

No caso das barracas de montanha essa ideia não é diferente, sendo que a escolha da barraca correta garantirá uma noite de sono confortável, necessária para que no outro dia você esteja descansado e mais atento, ou seja, influencia no seu desempenho e segurança durante a caminhada.

Com a barraca apropriada você poderá enfrentar clima de frio extremo.

Nesse artigo vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre a diferença entre a barraca 3 estações e a barraca 4 estações, utilizadas para o montanhismo, para que você aproveite da melhor forma todos os benefícios que a natureza proporciona.

Mas afinal, o que é uma barraca 3 e 4 estações?

Basicamente, as barracas 3 estações são os modelos destinados para climas não tão extremos, como as montanhas brasileiras ou baixas altitudes na américa do sul. Por conta disso, são barracas mais leves. 

Já as 4 estações, são destinadas às regiões com clima mais extremo, encontrados em alta montanha e regiões muito frias.

Principais características de cada modelo:

Barraca 3 estações:

São modelos que prezam pela leveza e compacticidade. Além disso, a ventilação interna é de extrema importância, pois evitam que a condensação em excesso ocorra.

Seguem pontos importantes para analisar em uma barraca 3 estações:

  • Ventilação: modelos com o quarto predominantemente telado, destinados às regiões com clima úmido, propensos à condensação. A ventilação diminuirá a chance de condensar e “chover” dentro da barraca.
  • Leveza: apesar de precisar ser resistente, o equilíbrio entre a resistência e a leveza é primordial, afinal o ambiente para esse modelo não é tão extremo.
  • Espaço: esse modelo não precisa ser tão grande, pois a barraca servirá para você ficar poucas pernoites na montanha. Salvo exceções específicas de cada aventura.
  • Coluna d’água: devem contar com uma coluna d’água alta, pois regiões úmidas podem chover consideravelmente.

 

Barraca 4 estações:

Modelos desenhados para aguentar as condições mais severas de tempo. Elas precisam ter uma estrutura mais resistente para aguentar ventos fortes, neve e muita chuva. Também necessitam ser confeccionadas em materiais mais robustos para garantir maior durabilidade.

É um modelo de barraca que não possui muita transpirabilidade, mas em compensação, possui ao redor de seu sobreteto uma saia que garante maior vedação, garantindo melhor conforto térmico em locais frios e com muito vento.  Ideal para alta montanha e campings glaciares.  

Seguem pontos importantes para analisar em uma barraca 4 estações:

  • Resistência: tanto a estrutura quanto o tecido das barracas 4 estações devem ser extremamente resistentes, pois devem estar preparados para ambiente extremo.
  • Ventilação: o quarto conta com pouca região telada, destinadas a região com clima seco, em que a chance de condensação é menor.
  • Espaço: tendo em vista que uma expedição de alta montanha leva mais tempo e exige mais equipamentos, o espaço interno precisa ser maior, tanto para o conforto quanto para poder abrigar os equipamentos.
  • Coluna d’água: é importante uma coluna d’água que suporte as condições climáticas da região e muita neve.

Agora que você já conhece as principais características de cada ambiente, segue como escolher a barraca ideal de acordo com o ambiente.

Ambiente:

O ambiente que você vai utilizar predominante a barraca definirá se você precisa de um modelo 3 ou 4 estações. Abaixo seguem os principais destinos e recomendações de modelos.

Região brasileira e clima ameno

As barracas 3 estações são ideias para regiões de clima ameno ou mais quente.

Para essa região, é necessário uma barraca 3 estações, que conte com leveza, resistência e boa ventilação.

Para o outono, primavera e verão as barracas 3 estações são queridinhas, pois possuem um material leve, geralmente fabricado em mesh (malha telada), sendo perfeita para impedir a entrada de insetos, mas ao mesmo tempo, deixar que o ar passe e a transpiração certa impeça a condensação. 

Acampar na praia, campo ou até em montanhas no verão, a barraca 3 estações é a sua companheira para te proteger e garantir conforto, leveza e maior frescor. 

As barracas podem ser usadas em vários tipos de aventuras e esportes outdoor.

Região de alta montanha e clima extremo

Para essa região, é necessário uma barraca 4 estações, que conte com tecido e estrutura resistentes, coluna d’água adequada, saia para neve e espaço adequado.

Além disso, os modelos 4 estações são ideais para a região dos Andes e Nepal, pois são modelos que aguentarão o clima extremo dessa região.  

Para regiões com presença de neve e muito frio, as barracas quatro estações são as ideias.

Por fim, é importante comentar que a barraca ideal vai depender do seu estilo de aventura. Para trekkings e travessias, em que a leveza é o principal elemento, uma barraca leve é primordial; mas se pretende se aventurar nos Andes e locais com temperaturas extremas, uma barraca robusta te garantirá a proteção e conforto ideal.  

Esperamos que este artigo te ajude a escolher o melhor modelo de barraca para você, garantindo segurança e conforto. Além disso, não deixe de conferir os melhores modelos de barracas disponíveis na Loja AltaMontanha, clicando aqui!

Abaixo seguem algumas dicas do que vale ser reforçado:        

Qual a diferença de barraca 3 e 4 estações?

  1. Barracas 3 estações são destinados para climas não tão extremos, como o brasileiro, enquanto que as 4 estações são indicadas para climas extremos, como alta montanha.
  2. Apesar das diferenças entre as duas opções, a resistência e a coluna d’água são importantes em ambas.
  3. Tenha em mente o ambiente que você está indo.
  4. Para quem busca minimalismo e leveza, as barracas 3 estações são as ideais. Já quem deseja se aventurar em regiões mais remotas, as 4 estações são a melhor opção.
  5. A barraca ideal depende do seu estilo de aventura. 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Montanhista e Supervisora de Ecommerce da Loja AltaMontanha, responsável por solucionar as dúvidas de clientes quanto ao uso de equipamentos, nos mais diversos ambientes do mundo.

1 comentário

  1. Pingback: Tudo Sobre a Barraca Naturehike Pro Series UPF 50 +

Deixe seu comentário