Pluma de ganso ou fibra sintética, qual a diferença?

0

As jaquetas são peças indispensáveis para o aquecimento durante o inverno. No mercado atual existem inúmeros modelos e marcas, desde as mais leves para o uso no dia a dia até as mais pesadas, para uma expedição as montanhas nevadas, por exemplo. O material com que elas são fabricadas também costuma variar bastante, no entanto, normalmente o enchimento é feito com plumas de ganso ou fibra sintética, que garantem uma boa taxa de aquecimento. Mas qual é a diferença entre a pluma de ganso e fibra sintética?

Pluma de ganso

A pluma de ganso é um produto de origem animal com alto poder de aquecimento e retenção de calor. Esse material também é mais leve, macio e com uma boa taxa compressão e expansão. Assim as peças feitas com plumas de ganso costumam ser mais leves e fáceis de guardar.

No mercado há diversos modelos.

Além disso, a pluma é um material mais duradouro do que a fibra, assim você poderá usar a mesma jaqueta ou saco de dormir em vários invernos. Mas para melhorar a capacidade de aquecimento é necessário “chacoalhar” para inflar as plumas e assim ela guardar mais calor em seu meio.

Todavia as roupas ou equipamentos com enchimento de plumas possuem um valor um pouco mais alto do que as peças com enchimento de fibra. Outra desvantagem é que a pluma demora para secar, por isso é preciso ter mais cuidado com umidade, chuva ou mesmo com a transpiração intensa.

Selo de bem estar animal

As roupas de pluma de ganso carregam consigo vários mitos, entre eles o de que as plumas são arrancadas de animais a força. Isso infelizmente acontecia quando os caçadores podiam retirar as plumas direto dos animais ou dos ninhos, no entanto hoje isso já não é permitido.

Para receber o selo, as fazendas de criação de ganso devem seguir várias regras de bem estar animal.

Atualmente, as marcas oferecem selo de responsabilidade da Control Union (Responsible Down Standard) de controle de bem estar-animal, ou seja, utilizam plumas oriundas fazendas que seguem as regras para extração das plumas sem crueldade animal. Os criadores certificados com o selo da Control Union não podem extrair as penas de animais vivos. Assim as plumas são retiradas apenas de animais criados para produção de carne, após o abate. Também é proibida a prática polêmica da alimentação forçada para conseguir esse selo.

Há marcas que também utilizam apenas as plumas que caem naturalmente dos animais, no entanto, essas plumas também possuem maior valor.

Fibra sintética

As marcas de roupas técnicas para montanhistas estão investindo cada vez mais em tecnologias para melhorar a qualidade e o poder de aquecimento das fibras sintéticas. Algumas delas já conseguem se igualar as jaquetas de pluma na retenção de calor, no entanto ainda são mais pesadas e volumosas.

As tecnologias empregadas em peças com enchimento de fibra ajudam a melhorar o aquecimento.

Todavia, as roupas e equipamentos com enchimento de fibra sintética são mais acessíveis e assim se tornam uma boa opção para quem deseja uma peça quentinha, mas não se importa com o volume ou com o peso.  Outro ponto importante é que as jaquetas com enchimento de fibra sintética geralmente são hipoalergênicas, então se você costuma sofrer com alergias, essa pode ser uma boa opção.

Outro ponto positivo do enchimento de fibra sintético é que ela seca mais rápido do que a pluma e assim pode ser utilizada mesmo em dias úmidos ou chuvosos, ou por pessoas que transpiram mais.

Cuidados para lavar

Como a pluma demora mais para secar após molhada, os fabricantes recomendam alguns cuidados específicos na hora da lavagem e secagem de equipamentos, como lavar a mão, não usar alvejantes ou produtos químicos e principalmente secar na horizontal (“peça deitada”) para que as plumas não se acumulem apenas em uma parte da peça. Essas dicas também valem para que as peças com enchimento de fibra também durem mais.

Leia mais em: Como lavar uma jaqueta ou saco de dormir de pluma de ganso

Na hora de comprar

Ao adquirir uma peça com enchimento você deve considerar o local onde irá usa-lo. Se você pretende usar em regiões frias, mas com clima seco como numa expedição para a patagônia ou para os Andes, a pluma de ganso é mais recomendada.

Já se você pretende ter uma peça quente para usar em dias chuvosos aqui no Brasil ou tem tendência a transpirar mais, o ideal é investir numa peça com enchimento de fibra ou usar um anorak por cima da sua pluma em caso de chuva.

Fill Power

Outro ponto muito importante a ser observada na hora da compra é o chamado Fill Power, uma medida usada para identificar o volume ocupado por uma onça (28.35 gramas) de plumas expandidas em em polegadas cúbicas. Em resumo, quanto maior o Fill Power, maior a concentração de plumas e por consequência, você terá mais aquecimento. Uma jaqueta de 500 Fill Power pode ser bem quente na cidade ou em regiões baixas. Mas se você quer escalar o Aconcágua, ou uma montanha de altitude com neve, o recomendado é uma jaqueta acima de 800 Fill Power.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário