O cartucho de gás armazena o combustível necessário para que você consiga preparar seu café e suas refeições em seu fogareiro. Com alguns tipos de cartuchos diferentes no mercado brasileiro, esse artigo busca te auxiliar a escolher o modelo que encaixa em seu fogareiro.
Tipos de cartucho de gás
- Tubo: Desenvolvido para os fogareiros de camping familiar (fogareiro de mesa) e para utilização com o maçarico, ideal para quem gosta de fazer pratos diferentes na cozinha.
Uma opção é o Tubo de Gás NTK Campgas
- Com Rosca: É muito prático, pois o seu encaixe por rosca permite que você acople e desacople o seu fogareiro a hora que quiser, além de permitir a utilização em mais de um equipamento, por exemplo, em seu fogareiro e depois no seu lampião, sem a necessidade de ter dois cartuchos. Além disso, ele encaixa na maioria dos fogareiros do mercado.
Uma opção é o Cartucho de Gás Guepardo Climber
- Sem rosca: Esse tipo de cartucho se acopla no fogareiro ou no lampião com pressão. É uma opção que limita mais o uso, pois só pode ser desacoplado quando o gás acaba, caso contrário, o gás vaza.
O modelo existente é o Cartucho de Gás NTK 190G
Tipos de combustível
Existem dois tipos principais de gases encontrados nos cartuchos, o butano e o propano. Ambos obtidos a partir da dilatação do petróleo, mas com características diferentes.
A principal diferença entre eles é com relação a eficiência. Enquanto o butano possui uma liberação de energia muito boa em temperaturas mais altas, o propano vaporiza mesmo em baixa temperatura, situação em que o butano não é eficaz.
No caso dos cartuchos para atividades outdoor, a maioria conta com a combinação do propano e butano, buscando aproveitar as vantagens de cada um. Como o propano entra em combustão mesmo em temperaturas mais baixas, auxilia o butano a sair para fora do cartucho, mesmo a temperaturas iguais ou abaixo de zero. Essa mistura é ideal, pois o propano puro necessita de um recipiente muito resistente para mantê-lo sob pressão.