Escalador morre em voo de wingsuit no maciço do Mont Blanc

0

O escalador israelense, Jonathan Trango, morreu após um salto de Wingsuit na região do Maciço do Mont Blanc nos Alpes franceses ontem (21/07). Ele era um escalador renomado, aficionado pelo Base Jumping e havia saltado com seu traje especial da Aiguille Croux (3.251m).

Jonathan Trango era apaixonado pelo montanhismo e pelo base jumping

De acordo com testemunhas, ele e seu parceiro chegaram ao cume da Aiguille Croux com tranquilidade. O objetivo era saltar utilizando o Wingsuit e acionar o paraquedas para pousar. No entanto, Trango teve problemas durante o voo e caiu na geleira Freney a cerca de 2.600 metros de altitude.

As investigações feitas até o momento apontam que Trango estava voando muito baixo quando o acidente ocorreu. Também é possível que o escalador não estivesse conseguindo ver as correntes térmicas que o ajudariam a subir próximo a geleira.

Com 45 anos de idade, o escalador morava na Espanha e praticava a escalada há mais de 20 anos e Base Jumping há pelo menos seis anos. A equipe de Soccorso Alpino Valdostano encontrou Trango já sem vida e evacuaram o corpo.

Devido ao alto risco de acidentes, a prática do wingsuit é proibida em alguns países.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário