Faltam apenas 2! Kristin Harila escala Manaslu, sua 12ª montanha de 8 mil

0

A norueguesa Kristin Harila segue firme em sua meta para escalar as 14 montanhas acima de oito mil metros do mundo em até 6 meses e superar o recorde de Nirmal Purja. Ela junto com a equipe da 8K Expeditions chegou ao cume do Manaslu, coroando sua 12ª montanha acima de 8 mil metros. Agora faltam apenas o Cho Oyu e o Shishapangma e o prazo final é 2 de novembro.

Kristin Harila no topo do Manaslu

Kristin, Dawa Ongju Sherpa e Pasdawa Sherpa enfrentaram uma longa espera no acampamento base da montanha até surgir uma janela de tempo bom. No entanto, o clima ameno não durou muito e ela e sua equipe precisaram escalar em meio à neve fresca e um alto risco de avalanche para chegar ao topo da montanha.

“Foi difícil, mas queríamos escalar Manaslu agora para evitar a multidão de alpinistas esperando no acampamento base. A forte nevasca e o alto risco de avalanches tornaram essa subida desafiadora, então estou feliz por termos conseguido”, relatou a montanhista.

De acordo com a empresa, assim que retornarem da montanha, Kristin e os seus sherpas de confiança deverão ir para o Acampamento Base do Cho Oyu. Ainda não está claro qual rota ela irá utilizar na montanha uma vez que ainda não conseguiu a permissão das autoridades chinesas para a sua escalada. Ela também aguarda a permissão para escalar o Shishapangma.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário