Um montanhista brasileiro faleceu no último domingo, 25/09, na região do Condoriri próximo a La Paz, capital da Bolívia. De acordo com as primeiras informações, ele possivelmente morreu por insuficiência respiratória devido a um Edema Pulmonar Agudo (EPA) por conta da altitude.
O corpo já sem vida foi encontrado próximo a Laguna de Chiarkota, no sopé da montanha. O homem foi identificado com o nome de Anderson N., tinha aproximadamente 30 anos e era de nacionalidade brasileira.
O Corpo de Resgate de Socorro Andino Boliviano e a Unidade de Bombeiros Antofagasta Bersa da Polícia Boliviana participou da operação de resgate e conseguiu remover o corpo da montanha ainda na tarde de ontem.
“Aparentemente, ele tinha problemas respiratórios, talvez ainda não estivesse aclimatado”, falou o segundo tenente Adriel Salazar, que auxiliou no resgate. O brasileiro foi encaminhado para o necrotério do Hospital de Clínicas em La Paz onde será realizada uma autópsia para descobrir a causa da morte. Na sequencia, o corpo será repatriado para o Brasil.
Segundo testemunhas ele estava acompanhado por outros brasileiros que não foram identificados, mas estavam com boas condições de saúde apesar da grande perda.
Nossos sentimentos aos familiares e amigos da vítima.
2 Comentários
Lamentável… uma boa aclimatação é fundamental sempre.
Pessoal!!!
Quando vierem pra cá, façam a aclimatação, não subestimem a altitude.
Que Deus o tenha!