5 aventuras para realizar no Qatar

0

Já estamos contando as horas para o início de um dos maiores eventos esportivos mundiais, a Copa do Mundo. A cerimônia de abertura será realizada no próximo domingo (20/11) às 12h (de Brasília) no Estádio Al Bayt. Em seguida acontece o primeiro jogo dessa edição dos jogos entre as seleções do Qatar e do Equador.

O Qatar, país sede da Copa do Mundo 2022 é conhecido por sua arquitetura extravagante e os símbolos de poder e riqueza que os sheiks do petróleo ostentam. Ilhas artificiais, castelos de luxo, arranha-céus modernos são as atrações mais conhecidas. Mas nós, como bons aventureiros fomos atrás de descobrir o que esse país oferece de aventuras.

Todavia, não há montanhas no Qatar. O país esta localizado em uma área planície litorânea e a altitude (natural) máxima é de 103 metros. Outro fator determinante para não haver muitas opções de esportes na natureza é que o país está em uma região de deserto, com muitas dunas de areia e temperaturas elevadas. No entanto, devido a sua localização a beira-mar e ao calor escaldante da região, as atividades outdoor mais praticadas são as aquáticas: mergulho, Kitesurfe, Wakeboard, passeio de Jet Ski, caiaque e vela.

Mas não desanime lá também é possível praticar outros esportes outdoor:

1- Escalada

Sim!! Existe escalada no Qatar e não é apenas a escala indoor. As formações rochosas de Bir Zekreet no oeste do país possuem vias de escalada. No entanto, os blocos de pedras não são muito altos e a maior parte das vias não passa de 15 metros de altura. Ainda assim é uma experiência única.

Também há a opção de escalar Boulder em uma caverna chamada Musfur Sinkhole, um local fresco em meio ao deserto com alguns blocos onde se pratica essa modalidade da escalada.

Escalada em rocha em Zekreet

2- Escalada indoor

Se os catarianos foram capazes de criar ilhas artificiais inteiras, por que não teriam muros de escalada artificiais também? Pois sim. Para quem quer dar uma escaladinha rápida dentro da cidade há o EsQalar Sports, um ginásio de escalada ao ar livre em Doha.

EsQalar em Doha

3- Caminhada e acampamento na Purple Island

Esse local é um verdadeiro oásis com seus manguezais e a diversidade da fauna tanto marinha como de aves. Assim, esse é um dos poucos lugares do país onde é possível caminhar sem se preocupar tanto com o calor excessivo. É permitido acampar no local, no entanto não há qualquer estrutura. Assim, o visitante deve estar preparado. O local está a cerca de 1 hora de carro de Doha.

Passarelas na Purple Island

 

4- Explorar as belezas de Zekreet Rock Formation

Nesse local é possível realizar um hikking fácil com pouco mais de 10km e visitar as formações rochosas naturais bem como o forte de Zekreet e uma instalação artística no meio do deserto feita por Richard Serra. Apesar de bonito e curioso o local não recebe muitos turistas e é possível que você faça o percurso todo sem encontrar ninguém. A recomendação de melhor horário para esse hikking é próximo ao pôr do sol por ser mais fresco e poder apreciar a bela paisagem com uma luz especial.

Hikking em Zekreet Rock Formation

5- Ciclismo

O ciclismo é uma atividade que esta se popularizando cada vez mais no Qatar e já possui diversas ciclovias e eventos voltados para a galera do pedal. A principal modalidade é a speed, praticada nas ciclovias modernas do país. No entanto também há pistas artificiais de mountainbike e alguns lugares onde é possível praticar essa vertente do ciclismo como em Zekreet e Jebel Fuwairit. Também há rotas que passam pelo meio das dunas de areia.

Prova de ciclismo no Qatar

Mountainbike

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário