Óculos de sol para atividades outdoor

0

Os óculos de sol são mais do que um acessório. Ele protege contra os fatores visíveis e invisíveis da luz, prevenindo uma série de doenças como cataratas, queimadura ocular térmica por frio ou calor, cegueira da neve, conjuntivite, pterígio e outras doenças causadas pelos raios ultravioletas.

Eles devem ser usados para proteger o olho dos raios UVa e UVb.

Para facilitar separamos algumas dicas para você escolher os óculos certo, de acordo com o esporte que você irá praticar. Mas cabe lembrar que em todas as atividades é  necessário uso de óculos para proteção contra os raios UVA / UVB. Também é importante lembrar que esse acessório deve estar ajustado e preso ao rosto, e proteger do vento.

Voo Livre  

Segundo o piloto Marcio da Escola Vento Norte, para enfrentar ventos de 30 a 40 km/h os óculos precisam ter uma curvatura para escoar o vento, se ele for reto criará um rotor de vento.

Trekking montanhas sem neve e peregrinação

Escolha lentes com proteção UVA / UVB, que não embacem e protejam do vento. Categoria 2 e 3 de preferência polarizado.

Trekking em Alta Montanha e na neve 

Em caso de locais com neve e gelo, os óculos devem ser específicos, para evitar a queimadura na córnea ocasionada pela luz do sol refletida na neve (cegueira da neve). Mesmo com o tempo sem sol ou dias nublados, lembre-se que a radiação irá queimar, então não permaneça sem óculos. O mínimo é óculos de sol categoria 3, mas o ideal é categoria 4 que te dará mais proteção.

Caiaque, Stand Up, Vela, Pesca, Surf

Opte por óculos que te proteja do vento, categoria 3, ou óculos polarizado. Vale a pena também ter um cordão para que caso o óculos se solte do seu rosto, ele fiquei preso a seu corpo.

Bike

Para bike o ideal são lentes claras, categoria 2, design e material apropriado para proteger o seu rosto do vento, e proteger contra o impacto de pequenos objetos.

Corrida 

Para corrida de montanha utilize lentes claras,  preso ao rosto, de preferência com lentes que variem de categoria 2 a 3, e que protejam do vento.

Durante as corridas também é importante que ele fique bem encaixado ao seu rosto.

Escalada em Rocha

Lentes claras, de preferência com lentes que variem de categoria 2 a 3 óculos, colado ao rosto, fechado nas laterais.

Observe que o design de determinados tipos de armação não protegem os olhos da radiação solar que entra pelos lados. 

Proteção contra os raios UVA e UVB

Os raios UVA estão presentes mesmo em dias nublados e penetram profundamente em nossos olhos e pele, eles representam 95% da radiação solar e causam doenças.

Já os raios UVB penetram mais superficialmente e são responsáveis pelas queimaduras.

UV 400 significa uma proteção de 99% contra raios ultravioletas UVA e UVB, quando realizado o teste como o espectrofotômetro, eles bloquearam um comprimento de onda de até 400 nanômetros. 

O que são as Categorias

As Categorias de lente de óculos de sol diz respeito ao grau de proteção dos óculos de acordo com a transmissão de luz visível.

Categoria 1: Lente Clara – transmissão de luz visível 43 % para uso como acessório de moda.

Categoria 2:  transmissão de luz de 18% a 43% – adequado para uso na cidade e para dirigir um carro.

Categoria 3: Filtros com transmissão de luz visível entre 8% e 18%. Deve ser usado em áreas com muito sol, amplamente usado em esporte outdoor, pesca, caiaque, bem como na praia e nas montanhas, estações de esqui e passeios em regiões nevadas. Não é indicado condução de carro.

Maria Tereza Ulbrich guia da Soul Outdoor no cume do Acotango 6052 metros de altitude.

Categoria 4: Trata-se de filtros que possuem uma transmissão de 3% a 8%. Essas lentes são adequadas para áreas de alta montanha, esqui e esportes aquáticos. Seu uso não é recomendado na condução do carro.

Quando os óculos apresentam apenas a categoria 4 são ideais para região de alta montanha onde estará exposto durante muitas horas a neve e ao sol, são muito escuros para a maioria dos esportes incluindo para o montanhismo e caminhada no Brasil.

Assim as opções fotocromática, são excelentes para ter essa transição principalmente em Voo livre e montanhismo. É uma lente que se escurece ou se aclara de acordo com a intensidade de luz, variando sua categoria de proteção de 2 a 4, ou seja, esta lente permite a passagem da luz solar entre 5% a 20%, sendo perfeita para momentos de muita ou pouca luz.

O uso de óculos de sol polarizados 

Ele  bloqueia o reflexo da luz nas superfícies planas, o que os tornam ótimos para atividades constantes ao ar livre, banhos de sol, praia e direção de veículos.

A desvantagem é que a dificuldade para visualizar telas de GPS e telas de celular.

Dicas:

Dica 01. Antes de comprar seu óculos avalie qual será o uso.

Dica 02. Não negligencie o uso de óculos de sol. A retina é muito sensível a radiação e os efeitos negativos aparecem depois de um tempo.

Dica 03. Avalie o uso dos óculos polarizados se está constantemente exposto ao sol.

Dica 04. Se utiliza óculos e deseja aproveitar as lentes desenvolvidas pelos fabricantes das mais diversas marcas, consulte quais se adaptam aos clipes óticos para lente de grau.

Dica 05. Verifique qual se adapta melhor ao formato do seu rosto.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Formada em análise de sistema, tem o montanhismo como paixão desde 2004 Atenta ao futuro do esporte, foi Secretária da Confederação Brasileira de Montanhismo e Presidente da Federação Brasileira de Montanhismo e atualmente é sócia do Clube Paranaense de Motanhismo. Já esteve em várias montanhas nos Andes como: Illimani, Huayna Potosi, Parinacota, Cerro Plata. Já atuou como guia de montanhismo para agências renomadas no Brasil.

Deixe seu comentário