A Casa de Pedra

0

Esta é uma história sobre um trek diferente, pois é relativamente curto e circular, passando por um lugar muito especial. Se iniciado de manhã, pode ser feito em um só dia. Porém vale a pena começá-lo mais tarde e acampar num local surpreendente, retornando no dia seguinte por uma trilha diferente.

Existe um pequeno vale muito interessante, escondido no alto, dentro de uma das dobras da Mantiqueira. Fica no município de Monteiro Lobato, uma dessas vilas sossegadas, que subsistem quase sem mudanças, à sombra das encostas desta grande serra.

Mapa Esquemático da Região de Monteiro Lobato, SP

Se você prosseguir até o Distrito de Souzas e passar pelo seu centrinho, encontrará dois caminhos que levam a este vale elevado. O primeiro subindo à esquerda após 2 km da estradinha de terra que continua o asfalto. Fica no rumo de uma pousada e, depois, de uma fazenda, serão mais 2 km rodando.

E o segundo, prosseguindo na mesma estradinha numa condição um tanto precária por 6 km até um sítio. Seja na fazenda ou no sítio, você encontrará pequenas e graciosas cachoeiras.

A Trilha da Mata, Monteiro Lobato, SP

Assim, você pode subir por um caminho e descer pelo outro. Vou chamar o primeiro de trilha da mata, pois percorre o interior de uma bela vegetação fechada que, por sua exuberância, lembra antes a Serra do Mar do que a Mantiqueira.

Serra de São Benedito, Monteiro Lobato, SP (Foto Divulgação)

O segundo será a trilha dos postes, ela é um acero aberto ao lado da mata nativa, exatamente para sua instalação. Naturalmente não é tão bonito mas, por ser aberto, tem uma vista soberba do Vale de São Benedito e do Morro do Trabiju. Ambos os caminhos têm 7 km de extensão e sobem cerca de 750 m, num percurso de até 2 ½ hs de caminhada.

Morro do Trabiju, Monteiro Lobato, SP (Foto Divulgação

O que acontece quando os caminhos chegam lá em cima? O primeiro é frontal a um lago e o segundo chega atrás dele, por sua borda superior. É nela que fica uma casa de pedra, sede de uma fazenda isolada. É um cenário bucólico, pois tudo parece um pouco menor e talvez diferente do que a realidade: a casa e o lago, o gado no campo, os caminhos que o abraçam.

Eu e minha esposa não conhecíamos este local, fomos até lá com nosso amigo Hamilton Miragaia, incansável andarilho que reside em Souzas.

Nenhum de nós dava grande importância ao dia de Natal. Aproveitando o feriado, resolvemos acampar lá à tardinha do dia 25. (Aviso que prezo muito a noite anterior, quando sou sempre visitado por Papai Noel.)

Claro que tivemos de atravessar a fazendinha, e sem permissão. Hamilton nos dissera que seu dono era um espanhol nervoso. Passamos quietamente pela casa sem sermos incomodados, contornamos o lago, cruzamos a porteira, evitamos o gado e montamos nossas barracas à sombra da mata lá no outro lado.

A Casa de Pedra, Monteiro Lobato, SP

Porém, alguém deve ter avisado o fazendeiro. Começamos a escutar desaforos vindos da margem oposta do lago. Foi então que Hamilton nos contou que o espanhol costumava andar armado. E agora? pensei, vou me fingir de morto.

Mas veio em seguida uma garoa – o proprietário deve ter pensado que era melhor não sair no escuro e na chuva para expulsar invasores desconhecidos. Era até engraçado ouvir seus desaforos distantes, num idioma atravessado.

Continuou felizmente garoando e acabamos dormindo sossegados. No dia seguinte, despertamos de madrugada, desmanchamos nosso acampamento e descemos silenciosamente mata a dentro. Se, ao acordar, o espanhol cruzou o lago, não descobriu nenhum vestígio nosso – quem sabe pensou que éramos alguma assombração natalina.

Compartilhar

Sobre o autor

Nasci no Rio, vivo em São Paulo, mas meu lugar é em Minas. Fui casado algumas vezes e quase nunca fiquei solteiro. Meus três filhos vieram do primeiro casamento. Estudei engenharia e depois administração, e percebi que nenhuma delas seria o meu destino. Mas esta segunda carreira trouxe boa recompensa, então não a abandonei. Até que um dia, resultado do acaso e da curiosidade, encontrei na natureza a minha vocação. E, nela, de início principalmente as montanhas. Hoje, elas são acompanhadas por um grande interesse pelos ambientes naturais. Então, acho que me transformei naquela figura antiga e genérica do naturalista.

Deixe seu comentário