Impulse Team, um time de escalada focado em competições e no desenvolvimento de atletas

0

Com uma proposta focada no desenvolvimento físico, técnico e tático dos atletas, o Impulse Team visa não apenas o alto desempenho, mas também o fortalecimento dos laços entre seus membros, com uma cultura colaborativa e de apoio mútuo. Assim, a Impulse Team vem se tornando muito mais do que um simples time de escalada.

Equipe infantil e sub 14 da Impulse Team. Foto: Aline Machado

Time de atletas Sub 20 Impulse Team. Foto: Aline Machado

“Sabemos que apesar da escalada ser um esporte individual, construir uma cultura de equipe com objetivos em comum é muito importante especialmente em aspectos emocionais dos atletas, impactando positivamente no desenvolvimento, através de apoio entre atletas, valorização e incentivo mútuo e um trabalho colaborativo e produtivo entre todos os envolvidos nesses processos”, comentou Ana Paula Gouveia.

Ainda assim, o time busca respeitar as individualidades e particularidades de cada fase do desenvolvimento dos atletas, criando um ambiente que promove a evolução em todos os aspectos do esporte.

A Origem da Equipe

A história do Impulse Climbing Team começou após o encerramento da carreira do atleta Anderson Gouveia. Na ocasião, muitos escaladores procuraram Anderson para treinamentos técnicos, já que ele estava se dedicando à formação da primeira seleção juvenil de escalada do Brasil.

Na mesma época, Ana Paula, também experiente no esporte trabalhava como instrutora e uniu-se a Anderson para formar a primeira equipe de escalada. A partir de então, a equipe cresceu, incorporando atletas de diferentes idades e modalidades, como boulder, guiada e velocidade, oferecendo assessoria técnica e preparação física. Hoje, o time conta com 23 atletas que treinam em Curitiba e outras localidades.

Diferenciais da Equipe

Além da vasta experiência de seus treinadores, Anderson e Ana Paula, que possuem mais de 20 anos de vivência com categorias de base, Anderson também foi chefe de equipe em eventos internacionais, participou de Mundiais, Copas do Mundo e Jogos Pan-Americanos, além de ser routesetter certificado pela Federação Internacional de Escalada. Já Ana Paula, é técnica de desenvolvimento de base na Confederação Brasileira de Escalada, e formada em Educação Física. Além disso ela está cursando pós-graduação em Neurociência de Performance Humana.

A equipe trabalha com vias e boulders atualizados, no estilo das competições nacionais e internacionais, e realiza simulações de provas ao longo do ano. Bem como, promovem treinamentos internacionais, como recentemente ocorreu no Chile, onde os atletas do time treinaram em diferentes ginásios.

Mas o principal diferencial da equipe é desenvolver atletas com verdadeira paixão pelo esporte, que além de praticar o esporte também se divertem enquanto treinam e competem.

Acessibilidade aos Treinamentos

O Impulse Climbing Team oferece treinamentos para qualquer atleta que se identifique com os valores e objetivos da equipe, independentemente de onde treina ou mora. Os treinamentos presenciais em Curitiba são realizados em horários específicos, enquanto a assessoria online proporciona maior flexibilidade, permitindo que os atletas treinem em qualquer lugar e horário. Para crianças de 7 a 12 anos, os treinamentos são oferecidos apenas presencialmente em Curitiba, enquanto para atletas a partir de 13 anos, as opções incluem treinamento particular, em equipe ou assessoria remota.

Jovens escaladoras analisam vias e trocam betas. Foto: Impulse Team.

A Importância de Começar Cedo

A escalada é considerada um dos esportes mais completos, pois desenvolve habilidades físicas, mentais e sociais. Para as crianças, a escalada traz benefícios como o desenvolvimento motor, melhora o equilíbrio, a flexibilidade, a resistência e coordenação. Além disso, contribui para o desenvolvimento neurocognitivo, com a melhoria de habilidades como flexibilidade cognitiva, autocontrole, tomada de decisão, perseverança e resiliência. A prática em equipe também fortalece aspectos sociais, como empatia, responsabilidade, comunicação e colaboração.

Crianças se divertem enquanto praticam o esporte. Foto: Impulse Team

Conquistas de Destaque

O Impulse Climbing Team tem se destacado não apenas no Brasil, mas também no cenário internacional. Em 2024, 4 dos 8 atletas convocados para o Campeonato Mundial Juvenil na China eram do Impulse Team. No Campeonato Paranaense de Boulder, a equipe conquistou 9 medalhas de ouro, 6 de prata e 1 de bronze, com destaque para os campeões Luis Guilherme Ziolkowski e Mariana Hanggi. A equipe também se destacou na Copa Brasil, com o ouro no geral de boulder feminino conquistado por Mariana e o ouro no sub-14 de boulder e guiada feminino com Bianca Melo.

Internacionalmente, o time obteve sua melhor performance no Campeonato Mundial Juvenil, com a semifinal inédita de Raul de Morais, e na edição dos Jogos da Juventude, com o ouro inédito de Mariana. Voltando ao Brasil, a equipe se destacou também no Campeonato Brasileiro de Escalada com seus atletas figurando em vários pódios. Bianca Ianarelli de Melo foi prata Sub-14 feminino enquanto Amanda Criscuoli foi ouro no Sub-20 e Sub-20 Geral. Já no masculino Raul de Morais garantiu o ouro no Sub-16 e a prata no Sub-20 Geral. Enquanto Luis Guilherme Ziolkowski conquistou 2 primeiros lugares, no Sub-18 e Sub-20 Geral.

 

Treinamentos no Ginásio Via Aventura

O Ginásio Via Aventura é a sede do Projeto de Desenvolvimento de Base Infantil, com uma equipe de 6 crianças treinadas pela técnica Ana Paula. Desde sua inauguração, o ginásio tem sido fundamental na formação de atletas, muitos dos quais se tornaram campeões brasileiros. Em 2025, a parceria com o ginásio continuará, com a expectativa de expandir ainda mais o crescimento da escalada no Brasil.

O Impulse Team segue firme em sua missão de promover a escalada no Brasil, não apenas como um esporte, mas como um veículo para o desenvolvimento integral de seus atletas, formando não apenas campeões, mas também cidadãos responsáveis e resilientes.

Treinadora Ana Paula Gouveia dando segurança para escaladora. Foto: Impulse Team

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário