De acordo com informações do Parque Nacional Nahuel Huapi, o montanhista havia contratado um guia para a expedição, mas ele e o amigo foram deixados para trás pelo profissional. O incidente gerou um grande esforço de resgate, que envolveu brigadistas do Departamento de Bombeiros, equipes de comunicações e emergência, dois guardas-parques, policiais e outros profissionais de diversas áreas.
O montanhista precisou ser carregado em uma maca por cerca de 14 quilômetros até Pampa Linda, onde a operação foi concluída por volta das 17h. Além dos esforços para salvar a vida do turista, a operação gerou implicações legais. As autoridades confirmaram que os turistas não realizaram o registro obrigatório para o trekking, o que gerou uma infração. Além disso, investigações foram iniciadas contra o guia, que poderá ser punido por abandonar os caminhantes em uma área de risco.
Uma Semana de Resgates no Parque Nacional Nahuel Huapi
O resgate do montanhista espanhol não foi um caso isolado. Durante a última semana, o Parque Nacional Nahuel Huapi foi palco de outras operações de salvamento, reforçando a importância de seguir as normas de segurança nas atividades de montanha.
No dia 22/11, uma mulher de Buenos Aires sofreu uma lesão no tornozelo enquanto descia a trilha até o abrigo Frey. Apesar de ter feito o registro obrigatório para o trekking, foi necessária uma operação conjunta de brigadistas, da Gendarmaria e da Comissão de Assistência do Clube Andino de Bariloche para evacuá-la.
Dias depois, em 25/12, três moradores de Bariloche desrespeitaram os avisos meteorológicos e escalaram o Cerro Tronador, onde ficaram presos por uma tempestade. Sem sinal de GPS, eles passaram a noite ao ar livre, mas conseguiram retornar ao abrigo no dia seguinte. Eles serão multados por desrespeitar as regras.
Recomendações de Segurança
Para evitar acidentes e facilitar operações de resgate, as autoridades locais reforçam algumas recomendações de segurança:
- Preencha o cadastro de trekking, que é obrigatório e gratuito.
- Verifique as condições meteorológicas antes de partir e tenha equipamentos para enfrentar uma emergência caso o tempo mude.
- Planeje a atividade adequadamente.
- Respeite as instruções do parque e dos abrigos.