ABEE foca em gerações futuras e no sonho olímpico

0

A Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) nasceu em 2014 e desde então é uma entidade nacional reconhecida e filiada à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing), autoridade máxima reguladora do esporte no mundo. Desde sua fundação, trabalha para manter ativo o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em parceria com ginásios, clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição. A ABEE realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade – esta última foi acrescentada a partir do ano de 2018.

Mariana Hanggi ao lado das companheiras. Foto: Deivis Tavares

Com a inclusão da Escalada Esportiva nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a ABEE entrou para o rol de entidades reconhecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e passou, a partir de 2018, a receber recursos provenientes da Lei Agnelo Piva (nº da lei), oque possibilitou a realização de projetos, como a criação de uma Comissão Técnica multidisciplinar (NATA) e a formação da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que representa o país em competições internacionais, custeados pela Associação.

“Hoje, podemos oferecer aos atletas da Seleção Brasileira apoio de uma equipe multidisciplinar, além de financeiro, para arcar com viagens e estadias. Quero parabenizar toda nossa equipe, parceiros, associações, todos aqueles que promovem de forma impecável todas as competições oficiais, e estimula o esporte e a cultura da modalidade da escalada esportiva. Ainda temos muito o que fazer para ampliar o reconhecimento do esporte no país, mas tenho a certeza que estamos no caminho certo”, comenta Raphael Nishimura, presidente da ABEE.

Além de representar, desenvolver e promover a escalada esportiva em todo território nacional, um dos principais objetivos da ABEE é conquistar a primeira medalha brasileira da modalidade nos próximos Jogos Pan-Americanos 2023, que serão realizados na cidade de Santiago, no Chile. Além disso, a entidade trabalha para aumentar o número de atletas da categoria de base e representantes profissionais em competições internacionais promovidas pela IFSC.

Seleção brasileira de escalada esportiva

Hoje, a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva conta com 10 atletas. São eles: Pedro Avelar (MG), Samuel Silva (SP), Jonas Leffeck (SC), Felipe Ho (SP), Mariana Hanggi (PR), Camila Flores (PR), Patrícia Antunes (MG), Mateus Bellotto (SP), Bianca Castro (RJ) e Thais Makino (SP). Recentemente, a ABEE deu um passo importante na formação da nova geração de atletas de escalada no Brasil. Por meio do projeto de Técnicos de Base, uma das ações previstas no planejamento estratégico da entidade, foram selecionados 10 técnicos que atuam com turmas de jovens atletas entre 06 e 19 anos e terão o compromisso de introduzir esse público no mundo das competições.

Felipe Ho defendendo a seleção brasileira em competição de boulder. Foto: @gajdaphotography

Para o desenvolvimento integral da modalidade, a ABEE também promove cursos deformação de Route Setter, profissional responsável por idealizar o tipo de experiência de Escalada Indoor. Em outras palavras, o Route Setter é a pessoa que trabalha construindo os desafios que os atletas irão escalar. Este profissional ou equipe, coloca as agarras no muro visando a melhor combinação entre força e técnica de acordo com a dificuldade do problema a ser escalado.

Hoje, a ABEE conta com 12 Route Setters divididos em três níveis de atuação: Route Setters Chefe, Route Setters Assistentes e Route Setters Aspirantes. Outro passo importante para o fortalecimento da modalidade no País foi a criação do Núcleo de Apoio ao Técnico e ao Atleta (NATA), um grupo multidisciplinar formado por escaladores, educador físico, psicólogo, médico e fisioterapeuta. São todos profissionais de capacidade técnica comprovada para dar suporte aos atletas que formam a Seleção Brasileira, em busca, claro, de sempre melhorar o desempenho e os resultados obtidos.

Atualmente, a ABEE conta com mais de 40 espaços esportivos vinculados à entidade para a prática da Escalada Esportiva. Os ginásios membros e parceiros entram para o mapa de onde praticar escalada no Brasil. Entre eles, alguns oferecem vantagens exclusivas para os associados como descontos na mensalidade ou até isenção completa para associados plenos ativos no cenário de competição.

Sobre a ABEE

Fundada em 2014, a Associação Brasileira de Escalada Esportiva é federada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e é a entidade nacional reconhecida e filiada à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing). A Associação é responsável por manter ativo o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em parceria com ginásios, clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição. A ABEE realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário