O Mosquetão de Ouro homenageia os principais feitos do montanhismo de cada ano. A premiação começou em 2015 e ficou apenas dois anos sem acontecer, 2020 e 2021, devido à pandemia. Agora ele retorna com a votação aberta ao público online. Escolha o seu candidato preferido!
Além de votar no seu candidato preferido, você também pode conhecer outras histórias incríveis do montanhismo brasileiro. “O objetivo específico do Mosquetão de Ouro é envolver a comunidade montanhista em um debate sobre as realizações do montanhismo brasileiro no último ano através de seis categorias de premiação, seja com feitos atléticos ou para o aprimoramento da organização do montanhismo. A exceção está na categoria Vida nas Montanhas, que considera todo o conjunto da obra do montanhista, ao longo da sua vida”, descreve os organizadores.
Esse ano, 19 candidatos, entre pessoas e equipes, estão concorrendo nas 7 categorias.
Categoria Montanhismo:
- A equipe formada por Adriano Cruel Safiano, Juliano P. Santos e Natan Fabrício Loureiro de Lima com a Travessia Mista na Serra do Ibitiraquire no Paraná.
- A equipe formada por Alexandre Cardoso, Angelo Geron Neto e Ricardo Rui com o Circuito e ascensão do conjunto do Pico do Marins pela face Sul na Serra da Mantiqueira.
- Bernardo do Espinhaço pela conquista do Pico do Sucuruiu, segunda montanha mais alta do norte de Minas.
Categoria Alta Montanha:
- Maria Tereza Ulbrich pela escalada de 12 montanhas acima de 4 mil metros no ano de 2021.
- Pedro Hauck pelas suas escaladas em alta montanha nos Andes.
Categoria Escalada:
- Alexandre A. Pontvianne pela Ascenção em solitário das quatro montanhas do Complexo do Dedo de Deus.
- Fabrício Vieira pelas suas escaladas no Rio de Janeiro
- Gustavo Diniz, Lívia Cardoso, Naoki Arima pela Nona repetição da via Chaminé Brasília (5o, VI, A1, E4, D5, 450m) na Pedra da Agulha, Pancas – ES,
Categoria Escalada Esportiva:
- Amanda Criscuoli Tavares pela primeira ascensão feminina da via “Coquetel de Força” graduada em 9b brasileiro
- Raul De Morais Nedochetko de apenas 11 anos de idade que realizou diversas escaladas de dificuldade em 2021, das quais podemos destacar o Boulder “A saga Continua”, um highball de 7 metros de altura V8.
Categoria Montanhismo e Sociedade:
- Alexandre Magalhães, o “Careca” pela construção de um muro de escalada.
- Julio Cesar Fiori e Henrique Vitamina Schmidlin pelo documentário literário Puro Montanhismo.
- O Papo de Montanha do Clube Excursionista Light reúne para bate-papos diversos, montanhistas, escaladores e assuntos afins, em uma troca de experiências.
Categoria Montanhismo e Ação Local:
- Cauí Vieira confecção de um Guia de escalada atualizado e com croquis elaborados por ele próprio da região de Itatim -Bahia.
- GRM – Grupo de Resgate em Montanha pelo trabalho voluntário de busca e resgate em matas e montanhas, ações e programas de prevenção em acidentes na montanha.
- Ruddy Proença que abriu mais de 200 vias de escalada esportiva e tradicional na região da Chapada Diamantina.
Categoria Vida na Montanha:
- Jeferson Monteiro da Costa – Escalador desde 1982, guia certificado AGUIPERJ, possui mais de 90 vias conquistadas não só em Petrópolis, mas também em municípios vizinhos, no Espírito Santo (região dos pontões), Minas Gerais e São Paulo.
- Júlio Spanner – que possui mais de 65 anos de montanhismo e, com 72 anos de idade, continua em plena atividade na escalada e no montanhismo. É conquistador de diversas vias na região de Itatiaia, montanhista assíduo, sócio benemérito do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN).
- LeonardoJuliano Mangano – Conquistador de vias no Brasil e na Bolívia, montanhista e instrutor de escalada. Em 2022 ele concluiu o trecentésimo (300) curso de escalada em rocha, ministrando cursos desde 2004 aqui no Brasil e na Bolívia.
A votação nos indicados ao prêmio Mosquetão de Ouro vão até o próximo dia 19/05. Já a entrega do prêmio será feita durante a Abertura da Temporada de Montanhismo no Rio de Janeiro em 21/05. Para votar é preciso acessar o site do evento Rio nas Montanhas.