Aberta a votação para o Mosquetão de Ouro 2022. Vote já!

0

O Mosquetão de Ouro homenageia os principais feitos do montanhismo de cada ano. A premiação começou em 2015 e ficou apenas dois anos sem acontecer, 2020 e 2021, devido à pandemia. Agora ele retorna com a votação aberta ao público online. Escolha o seu candidato preferido!

A premiação será entregue no evento de Abertura de Temporada de Montanha Rio nas Montanhas.

Além de votar no seu candidato preferido, você também pode conhecer outras histórias incríveis do montanhismo brasileiro. “O objetivo específico do Mosquetão de Ouro é envolver a comunidade montanhista em um debate sobre as realizações do montanhismo brasileiro no último ano através de seis categorias de premiação, seja com feitos atléticos ou para o aprimoramento da organização do montanhismo. A exceção está na categoria Vida nas Montanhas, que considera todo o conjunto da obra do montanhista, ao longo da sua vida”, descreve os organizadores.

Esse ano,  19 candidatos, entre pessoas e equipes, estão concorrendo nas 7 categorias.

Categoria Montanhismo:

  1. A equipe formada por Adriano Cruel Safiano, Juliano P. Santos e Natan Fabrício Loureiro de Lima com a Travessia Mista na Serra do Ibitiraquire no Paraná.
  2. A equipe formada por Alexandre Cardoso, Angelo Geron Neto e Ricardo Rui com o Circuito e ascensão do conjunto do Pico do Marins pela face Sul na Serra da Mantiqueira.
  3. Bernardo do Espinhaço pela conquista do Pico do Sucuruiu, segunda montanha mais alta do norte de Minas.

Categoria Alta Montanha:

  1. Maria Tereza Ulbrich pela escalada de 12 montanhas acima de 4 mil metros no ano de 2021.
  2. Pedro Hauck pelas suas escaladas em alta montanha nos Andes.

Categoria Escalada:

  1. Alexandre A. Pontvianne pela Ascenção em solitário das quatro montanhas do Complexo do Dedo de Deus.
  2. Fabrício Vieira pelas suas escaladas no Rio de Janeiro
  3. Gustavo Diniz, Lívia Cardoso, Naoki Arima pela Nona repetição da via Chaminé Brasília (5o, VI, A1, E4, D5, 450m) na Pedra da Agulha, Pancas – ES,

Categoria Escalada Esportiva:

  1. Amanda Criscuoli Tavares pela  primeira ascensão feminina da via “Coquetel de Força” graduada em 9b brasileiro
  2.  Raul De Morais Nedochetko de apenas 11 anos de idade que realizou diversas escaladas de dificuldade em 2021, das quais podemos destacar o Boulder “A saga Continua”, um highball de 7 metros de altura V8.

Categoria Montanhismo e Sociedade:

  1. Alexandre Magalhães, o “Careca” pela construção de um muro de escalada.
  2. Julio Cesar Fiori e Henrique Vitamina Schmidlin pelo documentário literário Puro Montanhismo.
  3. O Papo de Montanha do Clube Excursionista Light reúne para bate-papos diversos, montanhistas, escaladores e assuntos afins, em uma troca de experiências.

Categoria Montanhismo e Ação Local:

  1. Cauí Vieira confecção de um Guia de escalada atualizado e com croquis elaborados por ele próprio da região de Itatim -Bahia.
  2. GRM – Grupo de Resgate em Montanha pelo trabalho voluntário de busca e resgate em matas e montanhas, ações e programas de prevenção em acidentes na montanha.
  3. Ruddy Proença que abriu mais de 200 vias de escalada esportiva e tradicional na região da Chapada Diamantina.

Categoria Vida na Montanha:

  1. Jeferson Monteiro da Costa – Escalador desde 1982, guia certificado AGUIPERJ, possui mais de 90 vias conquistadas não só em Petrópolis, mas também em municípios vizinhos, no Espírito Santo (região dos pontões), Minas Gerais e São Paulo.
  2. Júlio Spanner – que possui mais de 65 anos de montanhismo e, com 72 anos de idade, continua em plena atividade na escalada e no montanhismo. É conquistador de diversas vias na região de Itatiaia, montanhista assíduo, sócio benemérito do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN).
  3. LeonardoJuliano Mangano – Conquistador de vias no Brasil e na Bolívia, montanhista e instrutor de escalada. Em 2022 ele concluiu o trecentésimo (300) curso de escalada em rocha, ministrando cursos desde 2004 aqui no Brasil e na Bolívia.

A votação nos indicados ao prêmio Mosquetão de Ouro vão até o próximo dia 19/05. Já a entrega do prêmio será feita durante a Abertura da Temporada de Montanhismo no Rio de Janeiro em 21/05. Para votar é preciso acessar o site do evento Rio nas Montanhas.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário