Alberto Ginés López e Janja Garnbret são medalha de ouro na escalada Olímpica

0

A Olimpíadas de Tóquio entrará para história como a primeira edição dos Jogos Olímpicos com a presença da escalada. Alberto Ginés López e Janja Garnbret encerram a competição como os primeiros campeões olímpicos nessa modalidade e garantem a cobiçada medalha de ouro olímpica.

As finais da escalada na categoria masculina aconteceram ontem (06/08) no Aomi Urban Sports Park. O representante espanhol López conquistou a primeira medalha de ouro na escalada Olímpica após uma acirrada competição entre os oito finalistas.

“É um sonho que se tornou realidade. Eu não esperava por isso. Não esperava chegar à final”, declarou López. Ee também acrescentou que não esperava um resultado tão bom. ““Eu estava fazendo uns cálculos, com os pontos, e aí resolvi não entrar nisso, que não ia ser bom pra mim. Decidi fazer o melhor que pude e pensei: ‘Se eu for bem, estou bem, e se não for, não vou’ ”, contou López.

Atletas da escalada entram para a história com o primeiro pódio olímpico.

O americano Nathaniel Coleman e o austríaco Jakob Schubert  conquistaram as medalhas de prata e bronze respectivamente.

Lopez ficou em primeiro lugar na prova de velocidade, registrando 6,42 segundos após o japonês Tomoa Narasaki escorregar. Já nos boulders, Coleman garantiu a primeira colocação após alcançar o top de dois dos três desafios, sendo também o único dos competidores a conquistas um deles. Nenhum dos atletas alcançaram o topo do terceiro bloco. Schubert foi o único atleta olímpico a fechar a prova de dificuldade e assim garantiu o pódio olímpico.

Lopez, primeiro campeão da escalada olímpica da história.

Bassa Mawem, da França, não competiu na final de hoje, depois de ter contraído uma lesão no bíceps durante a fase de qualificação de terça-feira.

Aqui estão os resultados completos da final combinada masculina da escalada esportiva.

  1. Alberto Ginés López (Espanha) – OURO
  2. Nathaniel Coleman (EUA) – PRATA
  3. Jakob Schubert (AUT) – BRONZE
  4. Tomoa Narasaki (JPN)
  5. Mickael Mawem (FRA)
  6. Adam Ondra (CZE)
  7. Colin Duffy (EUA)
  8. Bassa Mawem (FRA)
Finais Feminina

A atleta da escalada favorita a medalha de ouro, Janja Garnbret, não decepcionou e mais uma vez brilhou durante as finais na manhã de hoje (06/09) . Ela garantiu o primeiro lugar do pódio seguida pelas duas atletas japonesas Miho Nonaka em segundo lugar e Akiyo Noguchi em terceiro.

Janja Garnbret durante as provas de boulder.

Confira a colocação feminina completa:

  1. Janja Garnbret (SLO)
  2. Miho Nonaka (JPN)
  3. Akiyo Noguchi (JPN)
  4. Aleksandra Miroslaw (POL)
  5. Brooke Raboutou (EUA)
  6. Anouck Jaubert (FRA)
  7. Jessica Pilz (AUT)

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário