Primeiro CT Olímpico de Escalada Esportiva do Brasil será em Curitiba

0

A capital paranaense sediará o primeiro Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva do Brasil. O espaço ficará dentro do Parque Olímpico do Cajuru, no bairro de mesmo nome. Esse projeto é uma parceria da Prefeitura de Curitiba com a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE).

Os route setters já estão dando forma as linhas de boulder. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O espaço já conta com um espaço para boulder. Todavia, duas novas paredes de escalada, nas modalidades olímpicas Boulder e Velocidade serão construídas no lado externo. As estruturas respeitarão as medidas oficiais, que são de 15m de altura para velocidade e pelo menos 4,5m para boulder de competição.  O CT servirá para o treinamento da Seleção Brasileira de escalada, entretanto também irá atender alunos de escolas públicas da região.

:: Confira como foi o primeiro dia de escalada nas Olimpíadas 2021

“O Parque Olímpico do Cajuru vai formar muitos talentos esportivos para Curitiba. No mês de julho inauguramos a pista de BMX, que também tem padrão internacional e olímpico. A Escalada Esportiva estreia nesta semana nas Olimpíadas de Tóquio e a modalidade vai ter um grande crescimento no país nos próximos anos”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.

O espaço de boulder terá cerca de 4,5 metros de altura. Foto: Levy Ferreira/SMCS

De acordo com o presidente da ABEE, Raphael Nishimura esse espaço será fundamental para a preparação dos atletas de escalada que poderão competir nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. “O espaço será essencial para promover treinos conjuntos da equipe, além de fomentar o esporte, já que receberá o público para aulas de introdução à escalada”, afirmou Nishimura.

O complexo esportivo Parque Olímpico do Cajuru conta, ainda, com campos de futebol de areia, de rua e americano, quadra de futebol de salão, academia ao ar livre, área de treinamento de atletismo, um estádio municipal de beisebol e softbol, pista de caminhada, canchas de voleibol e agora no mês de julho foi inaugurada a pista de BMX no complexo.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário