Alerta de erupção no vulcão Villarica

0

O governo do Chile emitiu um alerta preventivo para uma possível erupção no Villarica, um dos vulcões mais conhecidos e visitados do país. O vulcão tem apresentado atividade sísmicas há algumas semanas, no entanto no último domingo essa atividade aumentou. Os especialistas registraram 21 tremores de origem vulcânica em apenas 75 minutos, o que é considerado um sinal de alerta. Assim, o governo restringiu o acesso ao vulcão em um raio de 500 metros para trekkers e escaladores a fim de evitar acidentes devido ao material piroclástico ejetado da cratera.

Vulcão Villarica - Foto Hilton Benke

Vulcão Villarica – Foto Hilton Benke

Planos de emergência

Esse vulcão está próximo a diversos centros urbanos como Lican Ray, Coñaripe e Pucón que podem sofrer com as consequências de uma erupção. A fumaça tóxica, enchentes devido ao derretimento do gelo que cobre a montanha e até chegada de lavas em caso de uma grande explosão podem atingir essas cidades.

Assim, o governo decidiu emitir o alerta laranja e começou a preparar os planos de contingência, estipulando uma área segura para a população. Eles também definiram as zonas de evacuação e  atualizaram os protocolos de emergência. “Vamos torcer para que não ocorra uma erupção, mas é hora de se preparar. O vulcão Villarrica tem feito grandes erupções e com isso buscamos diminuir a vulnerabilidade das pessoas que vivem no setor”, disse o diretor regional do Gabinete Nacional de Emergências do Ministério do Interior (Onemi), Daniel Epprecht.

De acordo com um relatório do Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomino) o lago de lava está muito próximo da superfície. “Nos últimos dias, começamos a observar alguma atividade no nível da superfície, nas proximidades e dentro da cratera há evidências de que o lago de lava está muito próximo da superfície. Ele está sendo alimentado por gases que explodem na superfície e geram pequenas explosões, que lançam lava incandescente ao redor da cratera do vulcão Villarrica”.

O vulcão Villarica é um dos mais ativos do mundo, sua última erupcção foi registrada em 2015 e desalojou 3.385 pessoas dos vilarejos da região. Felizmente, devido aos planos de contigência não houve vítimas.

Cratera do Vulcão Villarica - Foto Hilton Benke

Cratera do Vulcão Villarica – Foto Hilton Benke

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário