Prepare-se para a temporada nos Andes argentinos e chilenos

0

A temporada de montanhismo no Brasil chegou ao fim, mas para quem não quer ficar parado até o próximo inverno para ir para a montanha uma das melhores opções é buscar aventuras em regiões diferentes, como nos Andes argentinos e chilenos.

A temporada lá ocorre principalmente entre os meses de dezembro e março quando as temperaturas estão mais amenas. Assim, os montanhistas brasileiros tem a opção de fugir do calor e das fortes chuvas aqui no Brasil e continuar subindo montanhas na Argentina e no Chile.  Além disso, o acesso a esses países vizinhos é relativamente fácil para quem está nas grandes cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. E se a viagem for planejado com antecedência é possível viver uma grande aventura internacional e ainda economizar.

:: Leia mais: Verão bom é conceito Europeu – Coluna Pedro Hauck

Os roteiros mais conhecidos nos dois países vizinhos estão na Patagônia, como os Trekkings de Torres del Paine (Chile) e El Chaltén (Argentina). No entanto, o vulcão chileno Villarrica (conhecido como Pucón) também chama a atenção do público por ser um roteiro fácil. No entanto esses roteiros clássicos já mostram sinais de esgotamento devido a superlotações.

Assim separamos cinco roteiros na Argentina e Chile que podem ser uma ótima opção para esse verão:

Roteiros na Argentina!

Trekking ao Acampamento Base do Aconcágua

Muitos montanhistas optam por conhecer a montanha mais alta das Américas bem de pertinho, mas sem escalar até o seu topo, com o trekking até o Acampamento Base do Aconcágua. Este roteiro também guarda muitas surpresas e é mais acessível, podendo ser realizado mesmo por quem não tem experiência em altitude.

São nove dias de expedição e você irá percorrer as trilhas do Parque Provincial do Aconcágua e chegar até Plaza de Mulas, que se torna uma verdadeira cidade de barracas durante a temporada. No entanto o roteiro não se resume a isso. Nele, visita-se a base da parede sul, a maior parede dos Andes e palco de algumas histórias e também o Cerro Bonete, uma montanha de 5.050 metros com uma visão privilegiada do Aconcágua.

Início da caminhada no Parque Provincial do Aconcágua.

Cerro Plata

O Cerro Plata está localizado próximo a cidade de Mendoza, no famosos Cordón Del Plata. Com 5935 metros de altitude, ele é considerado uma montanha-escola para quem pretende escalar o Aconcágua, que é a montanha mais alta e desejada dos Andes.

Além de uma logística bem parecida com a do Aconcágua, essa montanha encontra-se na mesma região e por isso atraí muitos montanhistas que querem ganhar experiência e se preparar para desafiar o topo das Américas.  Além disso, esta é uma montanha belíssima, desafiadora e prazerosa que há tempos desperta o interesse de montanhistas e a faz ser um clássico andino sem estar à sombra de nada.

Pedro Hauck no Cerro Plata

Aconcágua

Esta é a meta de vida de muitos montanhistas, chegar ao teto das Américas, que não por acaso é a montanha mais famosa dos Andes. Além de fazer parte dos 7 cumes, o Aconcágua é uma montanha desafiadora com uma expedição longa.

Por ser uma montanha fisicamente difícil, que consome nosso corpo e alma, a melhor maneira de chegar ao cume desta impressionante montanha é contar com uma experiência prévia em outros roteiros de altitude. A parte boa é que ela não é uma montanha técnica. Ou seja, é possível chegar ao seu cume a 6962 metros de altitude apenas  caminhando.

Cume do Aconcágua, a montanha mais alta das Américas.

 

Roteiros no Chile:

Nevado San Francisco

O Nevado San Francisco é um vulcão de 6018 metros localizado na fronteira do Chile com a Argentina, na Puna do Atacama, uma região alta e árida repleta de montanhas, lagunas e outras paisagens incríveis. Além disso o San Francisco é uma excelente montanha para quem quer ganhar mais experiência em altitude. Apesar da grande altitude, este vulcão não apresenta dificuldades técnicas e é possível atingir seu belo e surpreendente cume apenas através de caminhada.

Para escalar o San Francisco é preciso que você já esteja familiarizado com montanhismo e trekking em altitudes menores, bem como estar acostumado a dormir em acampamentos.

Cume do Nevado San Francisco

Ojos del Salado

O vulcão mais alto do mundo está localizado aqui pertinho do Brasil, mais especificamente na fronteira entre a Argentina e Chile. Com 6893 metros de altitude, o Ojos del Salado é a montanha mais alta do Chile, e a segunda mais alta dos Andes (com apenas 69 metros a menos que o Aconcágua).

Essa montanha também esta localizada no Puna do Atacama, uma região belíssima, com paisagens desérticas e pouco exploradas, o que ter fará ter a experiência de uma aventura em uma área remota do nosso planeta.

Aclimatação na região do Puna do Atacama antes de escalar o Ojos del Salado.

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário