Antonina institui data comemorativa em homenagem ao montanhista

0

A prefeitura de Antonina no litoral do Estado do Paraná aprovou um projeto de lei que institui o Dia do Montanhista no município. Apesar de estar localizada em uma região litorânea, a cidade é rodeada por uma cadeia de montanhas, incluindo o ponto mais alto do sul do Brasil, o Pico Paraná.

Montanhas vistas desde o Bairro Alto de Antonina – Foto Leonardo Frederico Sguarezi

A data deve ser comemorada no dia 13 de julho, em homenagem a conquista do Pico Paraná ocorrida, em 1941, em uma expedição liderada pelo geólogo alemão Reinhard Maack. Os primeiros homens a pisarem no topo do PP foram Rudolfo Stamm e Alfred Mysing, todavia isso só foi possível graças ao estudo e a liderança de Maack. Por esse motivo, o município de Antonina também decidiu realizar uma homenagem póstuma a Maack com a efeméride.

:: Leia também: A Conquista do Pico Paraná

Desenvolvendo o turismo a partir do montanhismo

Vale do Gigante – Foto José João da Silva

Apesar de não ser tão conhecido, Antonina possui um dos acessos ao Pico Paraná, que se dá pelo Bairro Alto também conhecido como o Vale do Gigante. A trilha para a montanha é pesada e exige experiência, todavia o  local vem se consolidando como um dos principais atrativos turísticos do Litoral desde 2017 com outras atividades outdoor e de aventura.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário